Projeto de grande valor social: Biblioteca Livre do Bairro Funil

DSCN1807

Foi inaugurada na última segunda-feira (27), às 19h00, a “Biblioteca Livre no Bairro Funil”, devidamente localizada na Associação dos Moradores do bairro.

DSCN1765

Apoio

A entrega simbólica e de grande valor social para Mimoso é um projeto apoiado pelo Rotary Club e as empresas Kristal Modas e Padaria Sabor de Mel.

DSCN1776

Airton Coimbra lança um projeto sem burocracia: “é só pegar os livros, revistas e ler à vontade!”

A iniciativa inovadora, simples e de grande eficácia foi do Rotaryano e funcionário do Banco do Brasil Airton Coimbra. Segundo ele, a biblioteca está aberta e qualquer pessoa poderá pegar um livro, levar para casa e ler à vontade sem precisar cadastrar nome, fazer ficha e nem avisar ninguém, pois toda semana será realizado abastecimento de livros e revistas no local.

Quando as pessoas crescem, a comunidade e o município crescem

“Essa é uma oportunidades para as pessoas se instruírem, aprenderem coisas novas e crescer porque quando as pessoas crescem, a comunidade cresce, o município cresce e todos saem ganhando. O mais importante é que a leitura seja acessível para todos, pois enquanto as revistas estão em nossas casas empilhadas e guardadas dentro de armário, esses objetos não estão cumprindo o seu papel social que é o de levar cultura.

A partir do momento que estimulamos a sociedade a se desprender das coisas que tem guardadas e não são úteis, estamos dando um grande passo no sentido de sociabilizar todos ao nosso redor”, explicou Airton Coimbra.

Onde há vontade, a conquista flui naturalmente

Airton ainda explicou que num primeiro momento entende-se que esse é um projeto simples e ele realmente é simples. “Muitos podem achar que não vai dar certo, mas ele vai dar certo, pois onde há vontade, a conquista flui naturalmente, mas para isso é necessário a colaboração dos moradores e estaremos sempre contribuindo para que todos tenham acesso a essa formidável forma de crescer”, finalizou o rotaryano.

DSCN1794

Rodas de Leitura

Com a permanência da Biblioteca Livre no Funil surgiu a idéia da professora de português Zezé em promover Rodas de Leitura quinzenais com as crianças do bairro. “Me proponho a ajudar, a doar tanto livros e revistas quanto o meu tempo com esse trabalho voluntário porque agora temos esse estímulo que veio a partir da Biblioteca Livre”, afirmou.

DSCN1764

Alex Nascimento, ex presidente da Associação e morador atuante do bairro comentou que este é um projeto que só traz alegria para os moradores. “Tudo que vem com esforço e luta tem um resultado compensador e por isso quero agradecer ao Rotary Club e a determinação incansável da ex presidente da Associação, a Dona Célia, que tanto lutou para que essa Associação fosse realizada”, esclareceu.

DSCN1811

Em tom de brincadeira e desafio, Alex convida os rotaryanos a conhecerem a sede da Associação e diz: – “Bem vindos ao nosso bairro, o maior colecionador de títulos do mundo! O Site Mimoso In Foco acompanhou a brincadeira de perto e registrou o momento, que aliás, nem todos concordaram. Brincadeiras à parte, segundo Alex, o que deve ficar claro é o desejo de melhorias do bairro e a Associação estará sempre de portas abertas para todas as idéias.

DSCN1781

Ulysses Verdam e João Malavoti, atuais presidentes do bairro, comentaram sobre a questão da importância deste projeto. “Vemos o tamanho da riqueza que tem esse projeto, que mesmo simples, será muito bom para os moradores e só tem a engrandecer”, disse Ulysses.

DSCN1801

Filhos do bairro devem levar o projeto à frente

Nas palavras de encerramento, o presidente do Rotary Club de Mimoso, Dr. Rodrigo Curty Pires deixou claro que o apoio é do Rotary, porém, são os moradores e filhos do bairro que levarão o projeto à frente. “Leitura é fundamental em toda e qualquer esfera da vida social e organizada. Aqui, neste encontro temos a presença de professoras de português, moradores e crianças que serão os responsáveis por abastecer esse projeto de grande valor social para o bairro”, registrou.

Em breve, outras comunidades receberão o projeto, desde que elas estejam devidamente organizadas.

Leve seus livros, revistas e doe!

TEXTOE FOTOS: Renata Mofatti

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *