Escola Monteiro da Silva valoriza o Homem do Campo na Festa Junina

DSCN9310

Foi realizada na noite de sexta-feira (17), às 19h30, a Festa Junina da Escola Monteiro da Silva que trouxe como tema a valorização do trabalho do Homem do Campo com o tema “Arraiá das Colheitas”.

A diretora escolar Elizabeth Astolpho evidenciou que a noite foi totalmente dedicada aos pais, alunos, professores e agricultores de Mimoso presentes no evento, já que nosso município é essencialmente agrícola.

DSCN9389

“Toda festa junina realizada em nossa escola é trabalhada de forma pedagógica em que são feitas atividades onde os professores desenvolvem junto aos alunos pesquisas com leituras e exercícios que promovam o conhecimento e a valorização do homem do campo tem um grande valor social que deve ser embutido nos alunos”, explicou a diretora.

O evento, devidamente ornamentado e com danças que evidenciam alguns de nossos produtos agrícolas da região, contou também com apresentações que abordam a produção leiteira e o homem das cavalgadas, além das quadrilhas tradicionais, o tempo das colheitas, fogueiras artificiais e um momento especial de reflexão das crianças da zona rural com a dança das bonecas.

DSCN9578

Alunos do 1º, 2º e 3º ano do Turno Matutino apresentaram a dança da quadrilha original e tradicional com a lembrança dos agricultores que se reúnem ao redor das fogueiras para celebrar o sucesso das colheitas.

A Dança da Sapeca Sanfona ficou por conta dos alunos dos 1ºs anos do Turno Vespertino com o simbolismo da alegria das sanfona que alegrava a dança após a colheita do café, milho e arroz.

DSCN9411

Alunos do 2º e 3º anos do Turno Vespertino trouxeram a Dança da Quadrilha Florada lembrando os perfumes dos cafezais que invade as localidade e faz ressurgir os versos de poetas.

Numa homenagem aos produtores de café do Brasil os alunos do 3º ano do Turno Matutino recorda a grande contribuição de nosso município com a exportação do “ouro verde”.

DSCN9262

Filhos dos agricultores são homenageados através da apresentação de suas criatividades que pouco recebem a influencia dos avanços tecnológicos.

Na Dança do Morango. uma homenagem a cidade de Domingos Martins com danças típicas e festejos populares de origem alemã, pomerana e italiana.

DSCN9564

A Escola Monteiro da Silva também apresentou a distração do homem do campo, como o grande boiadeiro que pega o seu cavalo e adora uma moda de viola e sertanejo com a participação dos alunos da 4ª, 5ª série do Turno Vespertino.

A Dança do Campeiro da 4ª série e 5º ano homenagearam os produtores contando, através da dança, sobre a importancia do gado leiteiro de Mimoso.

DSCN9455

Ao final, alunos da 4ª série e 5º ano apresentaram a Dança do Girassol que cientificamente foi comprovada a sua utilidade como biocombustível.

TEXTO E FOTOS: Renata Mofatti

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *