Você in Foco
Segunda-feira, 04 de Dezembro de 2023 às 12:44
21 de março é o Dia Internacional da Síndrome de Down e para comemorar, o Secretário Municipal de Saúde, Eliedson Morini e a Fisioterapeuta e Coordenadora do Centro de Reabilitação do CER II e da Associação Pestalozzi Alinne Muri abordaram sobre o tema destacando o quanto é fundamental comemorar o evento, realizar programações voltadas para a discussão e quais os principais serviços oferecidos em Mimoso do Sul, seja através da Associação Pestalozzi, do CER (Centro Especializado de Reabilitação) e Prefeitura.
Confira os vídeos arrastando para o lado.
Importância da data
Segundo Alinne Muri, a data proporciona maior visibilidade ao tema, esclarecendo que a Síndrome de Down não é uma doença, e sim uma condição genética com pessoas que possuem grande potencial. É uma síndrome comum em que segundo os dados, a cada seiscentos nascimentos no Brasil, uma criança nasce com Down. Os eventos são necessários para deixar claro que eles precisam conviver, ter livre acesso e o município precisa oferecer cada vez mais serviços voltados a essas pessoas.
Serviços ofertados
“A Associação Pestalozzi já realiza um trabalho muito bonito voltado há anos. Temos o AEE, que é o Atendimento Educacional Especializado e fortalecimento de vínculos, cada um dispondo de cinco alunos que são atendidos através de Oficinas de Panificação, Artesanato, Dança, Esporte. Na Saúde, com o CER II (Centro Especializado em Reabilitação) também da Associação Pestalozzi é possível atender a outros municípios com 22 pacientes através da oferta de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional”, conta Alinne Muri.
Programação
Do dia 21, segunda-feira ao dia 24, quinta-feira, a Associação Pestalozzi está com programação especial voltada para essas pessoas, sendo possível acompanhar no Instagram da Pestalozzi e Instagram da Prefeitura Municipal de Mimoso do Sul.
Mensagem
Através destes projetos disponibilizados, ações e no dia a dia é possível descobrir muitos talentos, inclusive nesta semana foi descoberto o talento de um aluno no Basquete e isso é motivo de grande alegria. “Vamos deixar claro que eles precisam participar da comunidade porque só temos a ganhar”, finaliza.