NATUREZA IN FOCO: Do alto da colina, o pôr do sol e o giro de 360ª graus em Mimoso

DSCN9852

TEXTO E FOTOS: Renato Pires Mofati

Estar em um ponto elevado a 400 metros de altitude e poder desfrutar de um visual encantador é com certeza sinônimo de deslumbramento e satisfação. E isso pode ser facilmente contemplado por todos, pois está aqui bem pertinho de nós.

DSCN9844

Estamos falando daquela colina situada na localidade Santa Marta na propriedade e Sítio Canto de Roça do Dr. Nilmar, onde ficam as antenas de transmissões de telefone e sinais de Internet. Para chegar ao topo dos 400 metros é muito fácil e tranquilo, bastando seguir pela rodovia Ely Junqueira sentido Santa Marta e buscar um dos melhores refúgios que a natureza pode oferecer. Mas a subida é muito íngreme, melhor a pé ou na companhia de uma motocicleta.

DSCN9845

Conhecer o Sítio Canto de Roça é um atrativo à parte, que abriga cenários maravilhosos como o grande lago, o mini zoo com pequenos herbívoros e aves exóticas, além de jacarés. A opção pesque e pague também faz parte de um dos atrativos que o local oferece. Mas hoje vamos falar da colina mais alta do Sítio.

DSCN9850

O acesso ao ponto máximo de altitude se faz por uma estrada que contorna todo o complexo e vai serpenteando montanha acima que passa por lugares incríveis e com belo visual que vai ficando para trás. Uma pequena reserva de mata fica no caminho a seguir e é passagem obrigatória, algumas árvores da espécie araucárias e pinheiros indica à subida mais acentuada a frente.

DSCN9851

O último top de chegada é bem íngreme e merece uma atenção especial tanto do condutor do veículo, moto ou mesmo fazendo a caminhada, pois a ladeira é bem íngreme e se for após alguma incidência de chuvas poderá haver valetas.

DSCN9853

Chegando finalmente no ponto desejado, pode-se observar todo o antiplano abaixo num raio de 360 graus. Geograficamente falando, esta colina localiza-se num ponto muito especial e estando nesta altitude e com a distância de pontos que nossa visão alcança, ficamos praticamente paralelos e no simples linguajar “Estamos de frente” com os seguintes pontos: Região dos Pontões, girando para a esquerda nos deparamos com a torre da antiga Telest em São Pedro Itabapoana , depois chegando em nossa antiga Torre de Tv (Serra da Invernada), Morro do Cristo, toda a baixada de Ponte do Itabapoana com destaque para a Pedra do Garrafão e ao fundo o baixadão de Campos, a linha do mar no horizonte sul/leste é perceptível pelos lados de Presidente Kennedy, que no seguimento desaparece por de trás do imponente Morro da Pratinha, e a seguir os destaques ficam com os majestosos Picos: Farol, Estrela Dalva, Peito e Moça, Belmonte, Canduras, altos do Coqueiro, Santa Joana, São José para novamente se deparar com o Pico dos Pontões, e esse é o giro em 360 graus.

DSCN9857

Em dias de céu completamente limpo e com intensidade de luz, do alto desta colina pode-se observar ainda com auxilio de binóculo uma fenda no horizonte sentido norte/oeste entre montanhas com toda a Cordilheira do Parque Nacional do Caparaó e o Pico da Bandeira em destaque.

São poucos os lugares que se podem observar tais montanhas devido a distância e ainda com muitos outros pontos no caminho de maiores altitudes.

O melhor horário para se fazer uma visita é por volta das 16:30 horas e aguardar o esconder do sol, que trás um visual pronto para os flashes das câmeras fotográficas! A imensidão azul do céu existente rapidamente é trocado por um matiz avermelhado e forte dos raios solares que muda completamente a paisagem. Observar o contorno dos Pontões e outras montanhas é simplesmente mágico!

DSCN9858

A cidade de Mimoso do Sul lá embaixo inicia-se o processo de completa escuridão, iluminado apenas por extensos cordões com pequeninas estrelas (iluminação urbana). Não se ouve barulhos de veículos, gente conversando, TV ligada, nem mesmo um sussurro, nada… Apenas o som do vento! Mas a vida em Mimoso segue, explode num ritmo acelerado e contínuo, o mundo está logo ali abaixo de nossos pés… Mas… Escondendo-se… Vejo-te ainda… Pratinha, Serra, Palmeiras e Catuné!

DSCN9822

DSCN9823

DSCN9825

DSCN9827

DSCN9828

DSCN9829

DSCN9832

DSCN9833

DSCN9841

DSCN9842

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *