Você in Foco
Sexta-feira, 08 de Dezembro de 2023 às 03:16
Texto: Henrique Mofati
Fotos: Renata Mofatti
Mimoso do Sul sediou a “Ação de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra à Mulher”, em evento organizado por entidades como a Polícia Civil e Militar do Estado do Espírito Santo e Prefeitura Municipal de Mimoso do Sul.
O projeto, realizado aos 20 de setembro de 2022, de 09h00 às 14h00 aconteceu na Praça Coronel Paiva Gonçalves, Centro, contando com a presença da delegacia móvel da Polícia Civil do Estado do Espírito Santo, autoridades judiciárias, políticas, administrativas, populares e membros que constituem o policiamento ostensivo em terras mimosenses.
As ações ocorrem em âmbito nacional, em razão da operação nacional Maria da Penha, nos meses de agosto e setembro. O trabalho surge com intuito de conscientizar a população sobre a importância em preservar a integridade de nossas mulheres contra a violência que pode ser verificada tanto em âmbito familiar, quanto social.
Segundo a Delegada Chefe da Divisão Especializada do Atendimento à Mulher, Dra Cláudia Dematté o importante é que essas ações façam a diferença em da município com objetivo de somar a esse enfrentamento que já é qualificado em Mimoso do Sul. “Estamos circulando em diversos município do Estado do Espírito Santo com a Delegacia Móvel de maneira integrada à Polícia Civil, Polícia Militar e Patrulha Maria da Penha”, destaca.
“Mimoso do Sul recebe de braços abertos a presente iniciativa, com o intuito de que a população se conscientize contra a violência dirigida à mulher ou aos crimes contra a dignidade sexual; estes que são problemas que afetam milhares de brasileiros diariamente”, comenta o prefeito Municipal de Mimoso do Sul Peter Nogueira da Costa.
“Temos que ressaltar que infelizmente a violência contra a mulher sempre existiu em nossa sociedade; fruto de um machismo estrutural, cultura patriarcal onde homens pensam que a mulher é posse e que pode ser alvo desses crimes absurdos”, esclarece Marcely Rodrigues, coordenadora do programa “Homem que é Homem”.
“O projeto surge, portanto, como iniciativa que busca levar à população do município informações que contemplam ações objetivas que podem ser tomadas na defesa da integridade física, moral, psicológica e sexual de mulheres que enfrentam realidade tão ardilosa; essas que, por muitas vezes, nem sequer sabem que possuem direitos e que estão amplamente amparadas pela legislação pétrea”, argumenta o Vice Prefeito e Secretário Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Econômico Paulo Renato Barros.