Você in Foco
Quinta-feira, 07 de Dezembro de 2023 às 23:47
O Agricultor, Técnico Agrícola e Produtor Rural Luciano Belloti, que esteve durante anos à frente da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente assumiu desde 18 de janeiro o Sindicato Rural de Mimoso do Sul. Em entrevista especial concedida à equipe do Mimoso In Foco, ele nos contou alguns detalhes a respeito da administração da entidade em terras mimosenses, bem como e quais as maiores vantagens do homem e mulher do campo que se inscreverem junto ao órgão enquanto pessoas jurídicas que compõem o meio rural municipal.
Mimoso in Foco: Você poderia definir em poucas palavras os objetivos gerais atrelados ao Sindicato Rural de Mimoso do Sul?
Luciano Belloti: Procuramos ajudar o sócio inscrito junto ao órgão, concedendo-lhe, dentro de nossas possibilidades, melhores condições de trabalhos, fomentar parcerias, ofertar vacinas e beneficiá-los com os diversos convênios que dispomos. O sindicato foi criado há muito tempo por questões puramente trabalhistas, com o intuito de resolver eventuais conflitos que surgiram nos tempos de criação entre produtor rural e trabalhador. Hoje, por outro lado, tanto o Sindicato do Trabalhador quanto o Patronal Rural vivem em harmonia.
Mimoso in Foco: Como vocês têm lidado com os desafios que naturalmente surgem?
Luciano Belloti: Em relação ao meu trabalho, costumo dizer que saí do cabo da enxada pra assumir a Secretaria da Agricultura sem ter grandes orçamentos. Ainda assim, creio que conseguimos desempenhar um trabalho respeitável no município. Estou ciente que teremos dificuldades a serem superadas, mas com certeza elas aparecerão em menor intensidade que as que já enfrentamos anteriormente à frente da Secretaria.
Mimoso in Foco: Quais os princípios básicos que guiarão o trabalho de vocês?
Luciano Belloti: O princípio base da minha gestão será a parceria em todos os setores ligados à agricultura de forma geral. Hoje a Secretaria de Agricultura é um braço direito do nosso Sindicato, bem como o IDAF, INCAPER e a Cooperativa de Laticínios de Mimoso do Sul. Contamos, ainda, com o programa Assistência Técnica Continuada, que presta a assistência que muitas vezes, por questões de limitação orçamentária e de mão de obra, órgãos como o INCAPER não podem desempenhar. Por falar em parcerias, pensamos em realizar, juntamente à Secretaria de Agricultura, ações voltadas à fruticultura, pecuária leiteira, dentre outras; bem como possibilitar a capacitação de membros das comunidades rurais, através de cursos gratuitos com as comunidades.
Mimoso in Foco: Qual o valor mensal para associar-se ao órgão?
Luciano Belloti: Cabe dizer, de início, que toda pessoa jurídica que tenha alguma ligação com meio rural, seja pelo título de meeiro, arrendatário, proprietário rural ou colono, desde que tenha documentação no contrato ou na documentação da propriedade, pode associar-se. O valor médio mensal gira em torno de R$40,00. Um proprietário rural que tenha vários empregados poderá registrá-los por R$50,00 mensais.
Mimoso in Foco: Quais as principais vantagens de associar-se ao Sindicato?
Luciano Belloti: O produtor rural de modo geral está sempre sozinho e enfrenta muitas dificuldades financeiras burocráticas. Nesse sentido, dispomos de contador, e realização inteiramente gratuita de programas como Imposto de Renda Sócio, Previdência Social de aposentadoria. Também ofertamos a um preço abaixo do valor tradicional vacinação de brucelose. Desempenhamos convênio com lojas de produtos rurais com preços mais baixos, como por exemplo na Madeireira de Conceição de Muqui, que oferece madeira e arame farpado por valores abaixo do mercado tradicional, e futuramente procuraremos consultório dentário e novos convênios junto ao Governo Estadual e Federal. Conseguimos através do Deputado Estadual Marcelo Santos um trator, e por meio do Deputado Federal Neucimar Fraga uma retroescavadeira, tudo isso graças ao nosso trabalho em equipe.