Você in Foco

Orquestra Sanfônica do Rio de Janeiro está confirmada para o Festival

Terça-feira, 05 de Dezembro de 2023 às 16:09

Por Redação in Foco

No sábado do Festival

Presença confirmada na noite de sábado na 24ª edição do badalado Festival de Inverno de Sanfona e Viola no sítio histórico de São Pedro do Itabapoana, a Orquestra Sanfônica do Rio de Janeiro promete um espetáculo memorável resgatando os áureos tempos do instrumento de fole no Rio de Janeiro com seus músicos revisitando canções pouco conhecidas de Jackson do Pandeiro, além de sucessos de Luiz Gonzaga e Sivuca, investindo também em repertórios de músicas autorais.

Para o Prefeito Municipal de Mimoso do Sul, Peter Nogueira da Costa, a apresentação deste espetáculo vem para firmar ainda mais o distrito de São Pedro do Itabapoana como cenário e palco de atrações de qualidade que atraem o turismo com seus eventos diferenciados. “Nossa expectativa é das maiores e temos certeza que será um show imperdível e inesquecível, por isso fica o nosso convite para que todos compareçam porque será bem especial”, destaca. 

Diversidade da cultura carioca

A Orquestra Sanfônica do Rio de Janeiro, a primeira do Estado, é uma ação arte-educativa, formada por sanfoneiras e sanfoneiros, cantoras e cantor, percussionistas, contrabaixista e rabequeiro. Idealizada pelo maestro Marcelo Caldi, os músicos têm aulas uma vez por semana, contribuindo para educação musical da sanfona, um instrumento extremamente popular, mas que carece de metodologia de aprendizagem. O grupo é síntese da diversidade singular da cultura carioca, formado por 25 músicos, entre jovens, adultos e idosos de todas as camadas sociais, oriundas das diversas áreas da cidade.

Grupo premiado pela Lei Aldir Blanc

Em 2021, a Sanfônica se apresentou ao lado de Lucy Alves, Juliana Linhares e Marcelo Mimoso, celebrando os 80 anos de nascimento de Dominguinhos, destaque do Festival Toca, premiado pela Lei Aldir Blanc, Rio de Janeiro. Ainda em homenagem ao mestre, realizou uma parceria inédita com a Orquestra Sanfônica de Teresina, para produção de um clipe.

Rompendo as fronteiras da música

O objetivo é romper as fronteiras da música e revelar a grandiosidade e versatilidade do instrumento, expandindo-o para novas fronteiras sonoras. A Orquestra é idealizada e comandada por Marcelo Caldi, expoente da nova geração brasileira de músicos e um dos responsáveis por revitalizar o acordeom no cenário contemporâneo, dando ao fole um novo “sotaque”, em diálogo com o choro, baião, tango e outros gêneros latinos. Caldi é também diretor musical e arranjador do grupo. Dentre os componentes, destaca-se ainda a arte-educadora, regente e professora Norma Nogueira, coordenadora do Núcleo de Cultura Popular Céu na Terra e responsável pelo núcleo de acordeom da Escola Villa-Lobos, de onde saíram a maioria dos membros da Sanfônica. Além do ineditismo de reunir vários acordeões numa única formação em terras cariocas, outro diferencial da Orquestra é a heterogeneidade do grupo, do qual fazem parte professores, autodidatas no instrumento, estudantes universitários e artistas circenses, provenientes de várias regiões da cidade e de classes sociais distintas.

Destaque no 14º Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens

Recentemente, o grupo se valeu da linguagem do circo, por meio de números clássicos, numa série de apresentações ao público nas praças do Rio de Janeiro. Também foi o destaque do 14º FIL – Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens, 2016. A Sanfônica também tocou na Sala Cecília Meireles, ocasião do lançamento do novo CD de Marcelo Caldi, “A sanfona é meu dom”.

Surgimento da Orquestra Sanfônica

A Orquestra Sanfônica surgiu a partir do interesse dos membros em se aprimorar no instrumento, um dos mais representativos da cultura popular brasileira. Desde a época de Mário Masquarenhas, responsável por criar o mais famoso método de sanfona do país, nos anos 1950, a cidade não possuía uma formação desse tipo. Marcelo Caldi vem desenvolvendo com a Orquestra um novo método de aprendizagem do fole, considerando os vários gêneros pelos quais o instrumento passeia, além de incorporar as inovações pedagógicas da educação musical das últimas décadas.

Busca

anuncie

Anuncie no Mimoso in Foco

Clique aqui e saiba como anunciar
no maior portal de Mimoso do Sul

Mimoso in Foco 2023 - Todos os direitos reservados
J1 Studio