Você in Foco
Segunda-feira, 04 de Dezembro de 2023 às 13:53
Jussara Botelho é uma figura conhecida em Mimoso do Sul. Seja por ter feito a alegria de muitos carnavalescos nas sextas feiras junto ao Bloco dos Funileiros ou por ter ocupado durante anos o cargo de Chefe da Secretaria da Primeira Vara da Comarca do município. Fato é: Jussara é uma grande personalidade.
Tendo vivido uma vida difícil e desempenhado a função de campeira, aos 20 anos foi aprovada no primeiro concurso que prestou. Frequentou a faculdade de Direito e passou na primeira prova da Ordem dos Advogados do Brasil. Dentre suas conquistas profissionais, destacam-se a medalha de Honra ao Mérito recebida em 2013 pelo bom trabalho que exerceu à frente da Secretaria da Primeira Vara de Mimoso do Sul, realizando o maior mutirão de DNA pela Defensoria Pública do Estado e dando fim as angústias vividas por cidadãos que não disponham de recursos financeiros para arcar com as onerosas despesas envoltas ao referido exame.
Jussara descobriu uma coronopatia, o que motivou-a a dar início à aposentadoria, com ela surgindo um sonho de viver a tão sonhada casinha branca de janela azul em algum lugar do campo. Não demorou muito para que o sonho se tornasse realidade, quando em 2017 de fato mudou-se para o campo.
Entretanto, a pessoa que antes fora sinônimo de alegrias e folias carnavalescas parecia incompleta. Decepções, angústias e aborrecimentos marcaram uma triste página na história da biografia de Jussara; fase essa que foi interrompida com a descoberta, em 2018, de realizar o então sonho de ser mãe.
Com 50 anos de idade, Jussara não poderia mais gerar fisicamente a criança, e portanto optou por gerar em seu coração. O nascimento de Maria Vitória, em 2018, foi envolto a um sentimento de gratidão que só é capaz de testemunhar aquelas que são mães.
Junto a sua companheira Sandra Vassoler, que gerou a criança, tiveram que abrir mão do sonho que construíram juntas com a casinha no campo por motivo de força maior. Foi o suficiente para que Jussara se visse aposentada, sem expectativas de sonhos e novamente envolta a angústias.
“Foi nesse momentos que o fogo interno renasceu e a cabeça incendiou-se com tantos projetos”, conta. “Somos as primeiras mães registradas em uma certidão de nascimento de uma criança no sul do Espírito Santo. Sou a primeira mulher mimosense a fazer uma restauração em um carro: uma Saveiro quadrada, ano 1997. Agora me sinto orgulhosa em dizer que sou a primeira mulher de Mimoso a morar sem CEP! Explico: a partir de janeiro, construiremos o MotorHome em Vitória. Trata-se de um projeto de morar sobre quatro rodas, rodando por todo o Brasil, conhecendo culturas, povos, sotaques, culinárias e rotinas”, explica.
Jussara diz sempre ter sido uma sonhadora e se sente realizada pela possibilidade de concretizar esse sonho. “Em outubro de 2021 decidi desapegar e viver apenas com o essencial. Busco a liberdade de conhecer o Brasil, mas não temos grana suficiente pra viver se hospedando de cidade em cidade. Com isso, decidimos construir uma casa equipada e confortável sobre quatro rodas. No dia 25 trocamos o veículo Creta 2021 automático por uma mini van manual, modelo 2016/2017 que batizamos de CASADELLAS: uma família de três mulheres nas estradas brasileiras”.
O plano de Jussara é partir em abril de 2022. O roteiro ainda não foi completamente estruturado, mas ela nutre a expectativa de em 2023 ir ainda mais longe.
Abaixo as fotos das restaurações de móveis e veículos que Jussara tem realizado: