Você in Foco
Segunda-feira, 04 de Dezembro de 2023 às 03:11
“Não planto árvores para ganhar dinheiro, planto árvores para a eternidade.”
Por Renata Mofatti
É com o lema da do Jornalismo com Responsabilidade Social que o Site Mimoso In Foco resgata e publica novamente essa matéria de importancia ambiental ao município. As últimas notícias de cortes de árvores que aconteceram de forma arbitrárisa em rodovias são lamentáveis. Mas ainda existe uma luz no fim do túnel. A matéria, feita em novembro de 2013, é uma lembrança de que existem pessoas de bem, preocupadas com os rumos da coletividade e que somam para um Mimoso melhor.
Um exemplo disso é o cidadão Heron Machado. Vamos relembrar?
Quando o assunto é sustentabilidade e ecologia o que vem a sua memória? Pessoas que se mobilizam em cuidar da natureza? Voluntários? Um mundo melhor? Ar puro, árvores, peixes e frutos?
Se você, internauta, respondeu sim a maioria dessas perguntas é porque sabe o que significa cuidar de onde vive para um futuro melhor e isso não é utopia!
Existem muitas pessoas realmente preocupadas com o nosso bem estar, com o que será deixado no futuro. Aqui em Mimoso do Sul encontramos uma pessoa com esse perfil, que infelizmente é exceção. Nosso homenageado é Heron Carlos Machado, um verdadeiro amante da natureza.
“Há de se ter harmonia e a natureza é perfeita nessa questão. Até que chega o homem predador e maldoso e atrapalha a evolução do mundo”.
Sem meias palavras, sem demais “delongas”, ele alfineta que só agora os políticos acordaram para a questão da preservação do meio ambiente e que por aí tem muita “conversa fiada” e pouca ação. “Desafio algum órgão público de Mimoso que tenha doado uma muda de árvore para alguém e que mostre onde essas árvores estão. Plantar árvore e posar pra foto é muito bonitinho, quero é ver preservar”, desabafou.
Heron é de falar pouco e agir muito. Exemplo disso é a sua propriedade que possui no interior de nosso município que é um verdadeiro exemplo de sustentabilidade. São lagos, árvores frutíferas, plantas, flores, animais, tudo na mais perfeita harmonia. “Se eu encontrar um animal no meio do caminho, jogo meu carro no buraco, mas tento não atropelá-lo”, confessou.
Em seu lago repleto de peixes, Heron sequer pesca, deixa os peixinhos nadando na tranquilidade. Lá, os gatos, patos, cachorros tem nomes. Até as capivaras que poderiam atrapalhar o local, ficam livres, apenas uma cerca as separa da propriedade e com muita tristeza, Heron recebe noticias de uma ou duas capivaras que foram abatidas covardemente por alguns caçadores.
E para quem merece, Heron rende elogios, como por exemplo ao Dr Rui da Usina Paineiras, Ricardo do Ibama e a Pastoral Ecológica de Cachoeiro de Itapemirim que cederam mudas que possui em seu manancial. “90% das mudas que tenho foram compradas por mim, mas aquelas que foram doadas eu rendo meus agradecimentos, principalmente as pessoas que pessoalmente me entregaram e tiveram carinho com a nossa natureza, como o Dr. Rui”, disse.
Por uma questão de privacidade não divulgaremos a exata localização da propriedade de Heron Machado, mas gestos como esse merecem ser expostos para que outros sigam como exemplo. Mesmo com muita dificuldade Heron luta por um mundo melhor. E você, está fazendo o quê pelo ambiente em que vive?
Reflita!
—
TEXTO E FOTOS: Renata Mofatti
(28) 9926 4443 / (28) 3555 4618
renata@mimosoinfoco.com.br