Você in Foco

Coordenadora técnica da Casa Reviver recebe Honoris Causa

Quarta-feira, 21 de Fevereiro de 2024 às 03:17

Por Redação in Foco

unnamed
A coordenadora técnica e enfermeira da Associação de Apoio Terapêutico Reviver, Ediglaubia Pereira Severiano, recebeu, por seu trabalho junto à comunidade terapêutica para dependentes químicos em Mimoso do Sul (Casa Reviver) o título de Doutora Honoris Causa em Dependência Química.

O título foi outorgado pela Universidade de Los Pueblos da Europa (U.P.E Espanha), por meio do Instituto Nacional de Pesquisa e Ensino (Inape), no dia 03 de maio de 2014 na sede do Inape, em Vitória-ES. No evento, outro técnico da Casa Reviver, Roney Moraes, recebeu a titulação Honoris Causa em Teoria Psicanalítica.

Ediglaubia é Bacharel em Enfermagem pela Universidade Salgado de Oliveira desde 2006 e Pós Graduada em Saúde Pública com ênfase no Programa Saúde da Família, pela Universo.

Ela já atuou como orientadora de Estágio Supervisionado e lecionou para técnicos em enfermagem no período 2008 a 2010, no Instituto Sócio Educativo do Espírito Santo (I)- Período 2010 a 2011. Também foi coordenadora da Imunização do município de Mimoso do Sul.

O que é Honoris Causa

Honoris causa significa “por causa de honra” e é uma palavra de origem latina. Geralmente honoris causa é utilizada quando uma universidade deseja conceder um titulo de honra para uma personalidade ou uma pessoa importante.

Esse título é dado para uma pessoa mesmo que ela não tenha um curso universitário, mas que se destacou em áreas, por exemplo, nas artes, nas letras, ou promove a paz e se preocupa com problemas humanos, tais como a pobreza a fome, etc., então essa pessoa é chamada de doutor Honoris Causa.

O indivíduo recebe esse título por suas virtudes, por seus méritos ou atitudes, a pessoa homenageada irá receber o mesmo tratamento e desfrutar dos mesmos privilégios como se tivesse feito um doutorado acadêmico convencional. Caso a pessoa homenageada queira no futuro usar este título à frente de seu nome, poderá utilizar abreviando: Dr. h.c. Fulano de tal.

O prestígio da universidade que atribui o Doutoramento Honoris Causa para uma personalidade, geralmente de âmbito internacional, fica bastante enriquecido, porque a partir daquele momento esta pessoa fará parte do corpo de doutores daquela universidade.

Casa Reviver

A Associação de Apoio Terapêutico Reviver – Casa Reviver, é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos fundada em 25 de Março de 2008 com a finalidade de apoiar a pessoa em situação de dependência química e sua família, quer seja por meio da intervenção direta através de internação e tratamento terapêutico dos usuários de substâncias químicas, no Sítio Reviver, localizado no bairro das Mangueiras em Mimoso do Sul-ES e com capacidade para 20 acolhidos, proporcionando assim apoio a sua família por meio de orientações e atendimentos na busca pelo fortalecimento familiar e comunitário dos residentes da Casa em tratamento, quer seja no trabalho de prevenção primária, secundária e terciária na busca pela diminuição do índice de pessoas em situação de dependência química na nossa sociedade.

Para a realização destas atividades a instituição conta com uma equipe técnica multidisciplinar formada por 01 (uma) Assistente Social, 01 (uma) Coordenadora Geral e Psicóloga, 01 (uma) Coordenadora Técnica e Enfermeira, 01 (uma) Pedagoga, 01 (uma) Conselheira em Dependência Química, 01 (um) Parapsicólogo Clínico, 01 (um) Psicanalista e ainda um com um quadro de voluntários e ex-residentes que se mantêm na sobriedade e auxiliam nas atividades desenvolvidas pela entidade.

A Casa Reviver conta com uma rede de instituições e órgãos que atuam como parceiros no desenvolvimento das ações, bem como com um “quadro de sócios” que ajuda no seu financiamento. Contudo o que permite o real funcionamento da instituição são os contratos com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) e Rede Abraço (programa de acolhimento do Governo do Estado do Espírito Santo), estas que financiam os residentes na Casa Reviver, já que a entidade atende todo Espírito Santo.

Nestes anos de funcionamento já passaram pela entidade 1.000 residentes em tratamento, destes, 60% completaram o tratamento. Atualmente a Casa Reviver conta com sua capacidade máxima: 20 acolhidos.

 

Busca

anuncie

Anuncie no Mimoso in Foco

Clique aqui e saiba como anunciar
no maior portal de Mimoso do Sul

Mimoso in Foco 2024 - Todos os direitos reservados
J1 Studio