Você in Foco

Com dados alarmantes, Dr Matheus Palmeiras explica a importância da Campanha Novembro Azul

Terça-feira, 05 de Dezembro de 2023 às 14:36

Por Redação in Foco

10500474_843363749016996_3604393634286465456_n

TEXTO: Renata Mofatti

FOTO: Arquivo Pessoal Dr Matheus Palmeiras

Nesta edição o Site Mimoso In foco vem abordar um tema relacionado ao mês de novembro que é internacionalmente dedicado as ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. Essa campanha teve início em 17 de novembro de 2003 na Austrália e ainda desperta muita curiosidade, mas principalmente um fato que merece destaque e ser alvo de grande preocupação: em 2014 teremos aproximadamente 70 mil novos casos e em 2011 o número de mortes ultrapassou os 12 mil, isto é, um óbito a cada 40 minutos.

Com dados alarmantes, informações essenciais e apontando que o preconceito é o maior inimigo da campanha, entrevistamos Dr Matheus Palmeiras, que é Farmacêutico hospitalar e especialista em farmacologia do
Hospital Federal da Lagoa – Min. da Saúde que passou para os internautas algumas dicas de prevenção dessa doença e toda atenção que ela merece ser divulgada.


Site Mimoso In Foco – Saímos de uma campanha super divulgada que foi a Outubro Rosa, por que a Novembro Azul nem sempre dá tanto ibope assim?
Dr Matheus Palmeiras – Realmente o Outubro Rosa vem crescendo a cada ano, diferente do Novembro Azul que caminha a passos curtos. Vivemos numa sociedade machista e o preconceito é o maior inimigo desta campanha de extrema importância para à saúde do homem. Preconceito este, ligado ao exame de próstata, mas conhecido como toque retal.

Site Mimoso In Foco – Os números são preocupantes? Quais seriam esses números desanimadores?
Dr Matheus Palmeiras – Os números são alarmantes. Segundo o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Urologia, o câncer de próstata é o sexto tipo de câncer mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, já no Brasil é o segundo mais comum entre homens. Em números absolutos, a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2014 teremos aproximadamente 70 mil novos casos e em 2011 o número de mortes ultrapassou os 12 mil, isto é, um óbito a cada 40 minutos.

Site Mimoso In Foco – O que poderia ser feito para tentar modificar esse quadro?
Dr Matheus Palmeiras – Vai além de uma campanha bem divulgada, acredito que é preciso ir mais fundo, pois o problema é cultural. Uma união entre os Ministérios da Saúde e da Educação seria o início de uma mudança eficaz, pois agiria na formação das crianças com esses conceitos e outros de igual relevância e com isso, formariam cidadãos mais conscientes e menos preconceituosos.

Site Mimoso In Foco – Com sua experiência na área farmacêutica o que vê como medidas emergenciais a serem tomadas?
Dr Matheus Palmeiras – Creio que uma divulgação maior desses números pudesse funcionar como um choque e quem sabe melhorar os índices de prevenção. Outra medida emergencial seria uma maior mobilização envolvendo a sociedade, classe artística, profissionais da área da saúde e dos órgãos competentes.

Site Mimoso In Foco – Em Mimoso um vereador pretende realizar um mutirão tanto de conscientização quanto de ação de exames de prevenção. O que acha disso?
Dr Matheus Palmeiras –Acho uma excelente iniciativa. Precisamos dessa mobilização e fico feliz que tenha partido de um vereador, isso mostra o compromisso dele com a população. Saúde é coisa séria e precisamos promovê-la e com esse mutirão, acredito que Mimoso estará dando um passo à frente e quem sabe se tornar um exemplo para os outros municípios, e assim formando uma corrente do bem.

 

Busca

anuncie

Anuncie no Mimoso in Foco

Clique aqui e saiba como anunciar
no maior portal de Mimoso do Sul

Mimoso in Foco 2023 - Todos os direitos reservados
J1 Studio