Você in Foco

200 anos da Independência do Brasil através da Filatelia de Aluizio Venturini

Quinta-feira, 07 de Dezembro de 2023 às 23:23

Por Redação in Foco

Texto e fotos: Renato Pires Mofati

O que é a Filatelia? É o estudo e o colecionismo de selos postais e materiais relacionados, e o objetivo deste Hobby é selecionar selos para compor uma coleção que pode ser geral ou temática.

E esse conhecimento sobre o mundo dos selos vem através do cidadão Aluízio Menezes Venturini, Mimosense, formado em Odontologia e que se tornou um profundo conhecedor da Filatelia. Aluízio é sem dúvida alguma uma das maiores autoridades do nosso Estado e respeitado a nível Nacional quando o assunto é Selos!

Ser um Filatelista não se baseia apenas em um colecionador de selos ou ser possuidor deste ou daquele raro e caro, ser Filatelista é pertencer ao mundo das imagens ou de uma narrativa histórica que ao longo do tempo deu vida a carta, documentos, enfim as correspondências mundo afora!

Aluízio tornou-se um estudioso nesta área, um catedrático reconhecido em mostras da Filatelia em Brasília, Santa Catarina, em agencias de correios e guarda com orgulho suas premiações recebidas. E onde acontecem eventos relacionados a este tema, lá está ele com sua vastíssima coleção… Cá entre nós, não acho ser uma coleção, mas uma verdadeira enciclopédia! E como se aprende com os selos!

A paixão por esta arte que faz parte de sua vida já tem mais de 30 anos, sendo possuidor de catálogos específicos das grandes personalidades do mundo com narrativas do tempo e que vale ser citado como: o Presidente John Kennedy, A Princesa Diana, Madre Tereza de Calcutá, Van Gog, Indira Gandhi, Ayrton Senna, Nelson Mandela, Albert Einstein, além da arte futebolística, política e os fatos marcantes da história do Brasil.

Assim nesta semana da Pátria, Aluízio nos brinda neste fantástico mundo dos selos com a marcante figura de Dom Pedro I onde a cada cena surgem capítulos de sua vida, desde o nascimento em Queluz (Portugal), a fuga da Família Real portuguesa para o Brasil, sua Infância, juventude, o casamento com Dona Maria Leopoldina da Áustria, a Independência do Brasil e sua morte. Tudo isso rigorosamente ilustrado numa narrativa crescente, simplesmente para não dizer fantástico… Mas, de cair o queixo!

Ter toda essa narrativa num livro é fácil, mas no mundo do selo é para poucos e em minha Santa ignorância eu perguntei a ele o valor de toda sua vasta coleção, e ele simplesmente sorriu e me respondeu: “Sabe que eu ainda não fiz os cálculos!” E não resisti… Perguntei ainda sobre o famoso selo do Milésimo gol do Pelé, ele disse: “Eu tenho, mas esse custa pouco… Tenho selos foliados a ouro esses custam um pouco mais, além é claro do trio 30, 60 e 90 do raríssimo Olho de Boi (esse original) o mais desejado e caro selo do Brasil!” Acompanhando Aluízio entre gavetas, armários, estantes todas abarrotadas de pastas, fichários e caixas, penso:? como ele pode achar esse ou aquele selo? Simplesmente pelo fato de estar tudo minuciosamente organizado, numerado, catalogado. Em sua coleção existem selos de muitas partes do mundo… China, Índia, Japão, Países Africanos, Europa, selos lindos e alguns até tridimensional, imaginem como é isso aos nossos olhos!

A Filatelia tem mesmo esse diferencial. Pois é, fazer esse simples texto teve um significado grandioso para mim, pois aprendi um pouquinho deste mundo tão magnífico!

Aluízio Menezes Venturini, para você eu tiro o chapéu.

Busca

anuncie

Anuncie no Mimoso in Foco

Clique aqui e saiba como anunciar
no maior portal de Mimoso do Sul

Mimoso in Foco 2023 - Todos os direitos reservados
J1 Studio