Virou Notícia

Tradicional festa católica enche de beleza as ruas de Mimoso do Sul

Segunda-feira, 19 de Fevereiro de 2024 às 10:18

Por Redação in Foco

DSCN6618

A tradição está de volta com a confecção dos belos tapetes da festa católica do Corpus Christi, que neste ano, apostou com maiores trajetos do espaço da rua para a data comemorativa.

DSCN6612

A volta de trajetos maiores

Há dois anos, o espaço e trajeto foram menores, mas em 2013 as extensões da Rua Presidente Vargas, Praça das Mangueiras, Rua da Prefeitura Municipal de Mimoso do Sul e próximo a gruta da Igreja Matriz receberam todo trabalho e carinho das comunidades.

DSCN6540

Participação de muitas crianças e idosos

Segundo Luciana Dias, uma das coordenadoras da Pastoral, a participação de todos tem sido fundamental e o trabalho também. “Vemos muita crianças e idosos envolvidos, todos querem ajudar de uma forma ou de outra e isso só temos a agradecer”. contou.

DSCN6608

Na sede e distritos

Segundo ela, na sede de Mimoso do Sul estão em destaque os tapetes da parte baixa de Mimoso que compreendemos os bairros da sede, as regiões das Palmeiras, Santa Marta, Belmonte, São José das Torres, entre outros. Já a parte alta ficou por conta dos distritos de São Pedro, santo Antonio, Conceição, entre outros.

DSCN6625

Missa e procissão

As confecções foram iniciadas nesta manhã de quinta-feira (30) e tem um prazo para termino às 15h00 no máximo. Luciana informou ainda que a missa será realizada na Quadra da Escola Monsenhor Elias Tomasei às 16hoo com as presenças do Padre Ériton e Padre Marconi. Já a parte alta fica por conta da missa celebrada por padre Jhauber. A procissão sairá após a realização da missa e seguira até a gruta da Igreja Matriz.

DSCN6550

SAIBA MAIS: 

Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo ) é uma festa católica. É um evento baseado em tradições católicas. É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma “Festa de Guarda”, isto é, para os católicos, é obrigatório participar da Santa Missa neste dia, na forma estabelecida pela conferência episcopal do país respectivo.

A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cânone 944) que determina ao bispo diocesano que a providencie, onde for possível, “para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo.” É recomendado que, nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, não se ausente da diocese o bispo (cânone 395).

TEXTO E FOTOS: Renata Mofatti

FONTES INFORMATIVAS: Wikipédia

Busca

anuncie

Anuncie no Mimoso in Foco

Clique aqui e saiba como anunciar
no maior portal de Mimoso do Sul

Mimoso in Foco 2024 - Todos os direitos reservados
J1 Studio