Virou Notícia
Sexta-feira, 08 de Dezembro de 2023 às 04:03
Por Renata Mofatti
Sabe aqueles primeiros cuidados emergenciais? Aquelas situações de risco em que pacientes podem passar de uma hora pra outra e inesperadamente? O Hospital Apóstolo Pedro agora conta com uma Sala de Estabilização, conhecida também como “Semi UTI” que serve para estabilizar pacientes com riscos.
Por muitas vezes, dependendo da gravidade, pacientes ficam aguardando vagas para outros hospitais fora da cidade. às vezes são dias de espera. Com essa sala equipada, muitas vidas poderão ser salvas.
Como funciona na prática?
Segundo o enfermeiro Lucas Santolini Padela, inicialmente o paciente é levado para uma Sala Vermelha no Pronto Socorro e após os primeiros cuidados será encaminhado para a Semi UTI que conta com respirador pulmonar e diversos equipamentos. É neste local que vai aguardar vagas para transferencia, pois o HAP ainda não possui leitos de UTI. “A sala possui suporte avançado com assistencia médica e enfermagem 24 horas”, conta.
Atendimento de maior complexidade
Dr. Guilherme Coelho Angulo, diretor clínico, explica que tem aumentado a demanda de pacientes e para o tipo de atendimento de alta complexidade a Semi UTI traz benefícios que podem salvar vidas. “São equipamentos que garantem maior eficácia. A localização é outro benefício já que fica próximo ao Posto de Enfermagem do Hospital”, esclarece.