Virou Notícia

Mimoso recebe instalação de equipamento para monitorar risco de enchente

Segunda-feira, 19 de Fevereiro de 2024 às 10:12

Por Redação in Foco

3

Uma movimentação de técnicos instalando um equipamento na ponte que fica próxima ao Posto de Saúde “Dr. Lincoln Galvêas” chamou a atenção dos mimosenses na manhã de segunda-feira, dia 24.

A surpresa foi geral, inclusive para a Prefeitura Municipal, com a vinda de técnicos do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, para instalar uma estação hidrológica que será monitorada em tempo real por meio de internet 3G.

Mimoso do Sul passa a ser um dos 535 municípios brasileiros monitorados pelo Cemaden por apresentar critérios específicos, como recorrência de inundação, enxurradas e deslizamentos, número de óbitos, desabrigados e desalojados, registrados nos últimos vinte anos.

O engenheiro civil José Renato Rodrigues, chefe do departamento municipal de Defesa Civil de Mimoso do Sul explica que com essa estação, é possível mensurar o volume de chuvas, a evaporação da água, o nível e a vazão dos rios, a quantidade de sedimentos e a qualidade das águas.

“As informações oriundas desse monitoramento vão para o Sistema de Informações Hidrológicas e o Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos sob a coordenação da Agência Nacional das Águas que com os dados coletados produz estudos, define políticas públicas, avalia a disponibilidade hídrica e, por meio dela, monitora eventos considerados críticos, como cheias e estiagens”, comenta o engenheiro.

Para o funcionário público José Bento Monteiro, morador há mais de cinquenta anos em Mimoso, trata-se de um grande avanço para o município. “O nosso sonho de se ver livre dos danos que as enchentes nos causam é tão grande que uma notícia dessas nos deixa sem palavras, nos emociona. A segurança de saber que seremos avisados a tempo de retirarmos nossos bens, salvarmos o que pode ser levado pelas enchentes não tem preço. Estou me sentindo mais abençoado por Deus”, frisou Bento.

FONTE: PMMS

Busca

anuncie

Anuncie no Mimoso in Foco

Clique aqui e saiba como anunciar
no maior portal de Mimoso do Sul

Mimoso in Foco 2024 - Todos os direitos reservados
J1 Studio