Virou Notícia

Instituto Bom Pastor Parte 03: COMO É O TRABALHO DA INSTITUIÇÃO?

Segunda-feira, 19 de Fevereiro de 2024 às 10:17

Por Redação in Foco

DSCN1313

O Site Mimoso In Foco vem trazer três matérias especiais e exclusivas sobre o Instituto Bom Pastor que recebeu denúncias graves sobre o seu funcionamento. Publicaremos três matérias que estarão expostas da seguinte maneira: Instituto Bom Pastor Parte 01: A DENÚNCIA; Instituto Bom Pastor Parte 02: A RESPOSTA E OS DEPOIMENTOS; Instituto Bom Pastor Parte 03: COMO É O TRABALHO DA INSTITUIÇÃO?

Por saber que o conteúdo desta notícia pode tomar rumos tristes primamos pelo NÃO SENSACIONALISMO e por isso não divulgamos apenas a declaração da denunciante (que há temos em mãos há mais de um mês), mas nos preocupamos em apurar os fatos com visitas diárias ao local, coleta de depoimentos via telefone, email, facebook, e pessoal, além de acesso a fotografias, histórias e jornais publicados há mais de oito anos que já contavam a história do Instituto.

DSCN1296

Instituto Bom Pastor Parte 03; Instituto Bom Pastor Parte 03: COMO É O TRABALHO DA INSTITUIÇÃO?

“Abandonados pelas famílias biológicas, sem lar, sem pátria e sem esperança, alguns internos do Instituto Bom Pastor encontraram na família do pedreiro Francisco Rubens da Silva o alento para as suas vidas oprimidas. Francisco, a esposa Maria Lúcia, a filha Damaris e o filho Francisquinho superam-se na distribuição do carinho, do afeto e dos cuidados a estas pessoas resgatadas das matas, das cavernas, das ruas e levadas para a casa do pedreiro onde recebem cama, comida, remédios, asseio, carinho e uma vida digna”.

Foi com esta frase que o Jornal “O Repórter”, de Bom Jesus do Itabapoana, publicado em abril de 2006, se referiu ao trabalho do Pastor Francisco.

Após a denúncia publicada no Site do Ministério da Justiça, visitamos a Instituição e conferimos de perto como tem sido o trabalho atual da Casa. A maioria dos internos estava feliz e com um semblante tranqüilo, não encontramos situações de higiene precária.

De acordo com informações contidas no Jornal “O Repórter”, de Bom Jesus do Itabapoana, na Casa de Francisco não prevalecem os métodos convencionais das diversas instituições assistencialistas, quer dizer, não há especificação de quem deve ser atendido e de qual faixa etária. Também não se estabelece tipos de ajuda dispensada, bastando que a pessoa seja portadora de uma necessidade.

O Instituto Beneficente Bom Pastor desenvolve um trabalho social fundamental em nosso Estado, atuando como lar de idosos e resgatando moradores de rua, reabilitando-lhes para o convívio em sociedade. De acordo com a Jornalista Jaqueline Araújo, a missão é a de proporcionar vida digna, com boa alimentação, tratamento médico e evangelização.

A Instituição foi fundada em 28 de outubro de 2001 com o objetivo de promover o bem estar material e espiritual das pessoas mais necessitadas, oferecendo assistência alimentar, hospitalar e espiritual.

O fundador da instituição, pastor Francisco Rubens de Almeida, iniciou este trabalho como voluntário em 1971, antes mesmo de registrar a entidade. Ele nos conta que, desde criança percebeu que tinha esse chamado de Deus porque convivia com essa realidade diariamente, pois seu pai Joaquim Hermínio de Almeida, também cuidava de pessoas que necessitavam de ajuda.

Ao fundar a entidade, pastor Francisco tinha em mente ajudar as pessoas que necessitam de amparo, àqueles que vivem pelas ruas, nas calçadas, sem a ajuda da família ou de quem quer que seja. São pessoas que, acima de tudo, precisam se libertar dos traumas que a vida lhes trouxe, dos medos e da opressão que causa a depressão e, muitas vezes, pode levar à morte.

Seguem algumas fotos de resgates, de recuperação, do trabalho atual e dos internos na instituição.

DSCN1257

TEXTO: Renata Mofatti
FOTOS: Renata Mofatti / cedidas pela Associação Bom Pastor

Busca

anuncie

Anuncie no Mimoso in Foco

Clique aqui e saiba como anunciar
no maior portal de Mimoso do Sul

Mimoso in Foco 2024 - Todos os direitos reservados
J1 Studio