Biólogos coletam e “batizam” peixe em homenagem a Mimoso

02

Nesta semana Mimoso do Sul recebeu uma equipe de biólogos que realizou coletas de peixes de riachos da região.

Essas coletas fazem parte do projeto de doutorado intitulado como “Filogeografia de Trichomycterus (Siluriformes: Trichomycteridae) em bacias costeiras do Sudeste brasileiro”.

01

O projeto foi realizado pela aluna MSc. Thaís de Assis Volpi, que é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Biologia Animal da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGBAN/UFES).

06

Segundo ela, a intenção é a reconstrução da história filogeográfica de Trichomycterus (também conhecido como cambeva) das bacias costeiras entre os rios Jequitinhonha e Itabapoana. “A partir da verificação dos níveis de divergência intra e  interespecíficos entre espécimes e espécies deste táxon, além de compreender a história hidrogeológica desta região”, esclareceu.

Batizado de Trichomycterus mimosensis, numa homenagem ao nosso município, os pesquisadores informaram que Mimoso é a localidade-tipo da espécie.

03

O desenvolvimento do projeto é uma iniciativa do Laboratório de Genética Animal (LGA/UFES), sob orientação da Dra. Valéria Fagundes, em parceria com o Museu de Biologia Professor Mello Leitão por meio da Sociedade Amigos do Museu de Biologia Professor Mello Leitão, onde integra parte do projeto “Nossos Riachos”, desenvolvido pela Dra. Luisa Maria Sarmento-Soares, Ronaldo Martins Pinheiro e demais colaboradores.

04

Para maiores informações, acesse:

PPGBAN/UFES: http://www.cienciasbiologicas.ufes.br/

Laboratório de Genética Animal (LGA/UFES): http://www4.cchn.ufes.br/dbio/labs/lga/lga.htm

NOSSOS RIACHOS: http://www.nossosriachos.net

SAMBIO: http://www.boletimmbml.net/sambio/

Descrição da espécie Trichomycterus mimosensis:

http://www.senckenberg.de/files/content/forschung/publikationen/vertebratezoology/vz63-

3/04_vertebrate_zoology_63-3_barbosa_269-275.pdf

08

 

TEXTO: Renata Mofatti

FOTOS: Beto Barbosa

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *