Texto Renato Pires Mofati: Você sabia? Curiosidades de nossa cidade

homem_da_banho_em_elefante_10062009110612

* Você sabia que o funcionário da Prefeitura Sr. Áureo, conhecido popularmente com o apelido de  “Amigo da Onça” literalmente voou! Pois ele quando trabalhava retirando areia do rio, não se sabe o motivo, foi pego pela tromba da elefanta Fátima do Gran Bartolo Circus que o arremessou a uma distância de 06 metros! Sorte dele que caiu dentro do próprio Rio e nada aconteceu apenas o susto de ter voado impulsionado pela tromba de um elefante! O proprietário do circo liberou a entrada gratuitamente para o Áureo durante todos os espetáculos… Mas quando chegava o momento da apresentação da Fátima, ninguém segurava o Amigo da Onça por ali! (Eu comento, mas não invento!)

dsc07271

* Você sabia que são dois os sinos de nossa Igreja Matriz e que eles batem juntos ao mesmo tempo! O maior deles pesa 580 kilos. (Só o badalo pesa sozinho 68 kilos). Eles foram doados pelo Dr. José Ribeiro Monteiro da Silva e custaram 23.000$000 contos de reis. São de fabricação Alemã.

IMAGEM_NOTICIA_5 (19)

* Que numa certa madrugada quase amanhecendo o dia, Mimoso do Sul foi acordado com incessantes badaladas do sino da igreja! Pois um incêndio provavelmente criminal queimou toda a loja da Arca de Noé… E isso foi na década de 70!

* Que todo o Bairro do Funil era na verdade a Fazenda do Cel. Nominato Paiva, o popular Senhor Natinho!

cataratas noticias

* A 1ª Rádio difusora de Mimoso começou a funcionar em 1957, e foi desativada em 1972. Seu prefixo era ZYO 26 e a freqüência: 1350 KWR. E era apelidada de Rádio Perereca. Sua antena com 48 metros de altura ficava no final da Rua do Funil.

* Você sabia que um dos lideres que organizou a vinda da Comarca de São Pedro do Itabapoana para Mimoso do Sul foi o Sr. Joaquim Paiva Gonçalves o destemido Coronel Gambôa… É verdade!

* Que a sede de Mimoso do Sul está apenas 70 metros acima do nível do mar! A placa com este dizer pode ser vista em nossa Estação Ferroviária.

* Que nos anos 50 e 60 nossa cidade teve duas fábricas de Refrigerante e as marcas eram: Netinho e Festa.

images (1)

* Que Mimoso foi rota obrigatória dos mais famosos circos que existiam na época? E por aqui passaram: Circo dos Irmãos Temperani, Gran Circus Royal, Gran Bartolo Circus e até o Sinistro Circo Atlântico entre outros!

circo_royal

 Até o próximo!

TEXTO: Renato Pires Mofati

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *