História de Mimoso

Curiosidades: Norico e Mariza apresentam as “Simpatias da Antiguidade”

Sábado, 17 de Fevereiro de 2024 às 03:11

Por Redação in Foco

DSCN7989

Muitas histórias e curiosidades se perdem por não serem registradas ou anotadas. Outras histórias até existem mas ficam documentadas dentro de gavetas antigas. Quando temos a oportunidade de conversar com quem tem muito a contar, vamos nos interessando, conhecendo e nos surpreendendo com costumes que eram tão comuns e hoje, por muitas vezes, são inadmissíveis imaginar que acontecia, mas acontecia.

Com a coragem que lhe é peculiar, o casal Honório Mofati (Norico) e Mariza Pires Mofati, ele com seus 89 anos e ela com seus 74 anos, contaram alguns costumes e simpatias de uma época passada quando os avanços da medicina não eram satisfatórios. As simpatias vão desde curas de doenças mais simples, até a questão da paralisia infantil.

Confiram e divirtam-se:

dengueOlhos

* Simpatia pra curar dor dos olhos (conhecida como “Dordolhos”) – Quando chegava o Sábado de Aleluia, às 10h00, no exato momento em que o sino da igreja tocava e os fogos de artifícios estouravam, quem estivesse com dor nos olhos deveria sair correndo para lavá-los numa cachoeira com boas quedas d’água e após lavar bem os olhos doídos, gritavam: “Viva” Aleluia! Cai no prato farinha na cuia!”

images

* Simpatia para curar asma – Uma tripa de galinha era bem lavada. Uma ponta da tripa ficava na boca de uma criança para que ela soprasse a tripa com muita força, enquanto isso a outra ponta da tripa era oferecida para um gato. A criança ia assoprando o gato ia comendo. Ao final, o restinho da tripa que estava com a criança era jogada como oferenda ao gato.

boi_farra1

* Simpatia para curar paralisia infantil – Após o abate de um garrote, abria-se a barriga do animal e deixava exposto o bucho do garrote cheio de capim verde e quente. A criança era jogada no interior do bucho e espalhavam em seu corpo todo o capim quente. (ECA!)

images (2)

* Simpatia para saber em que mês do ano ia chover – Numa tábua grande de carne eram espalhadas doze pedras de sal correspondendo aos doze meses do ano. Cada pedra representava um mês, se por exemplo, o mês de março estivesse com a pedra de sal úmida, logo acreditavam que iria chover o mês todo, os meses que estavam com a pedra seca, significava que faria seca.

images (1)

* Simpatia para “chamar o sol” – Quando ficava chovendo por muito tempo e as crianças impacientes queriam brincar do lado de fora de casa, muitos familiares os indicavam pegar um ovo inteiro, colocá-lo dentro de um toco de pau e a criançada tinha que gritar três vezes em alto e bom tom: – Santa Clara pára a chuva e manda sol! (Há outras simpatias mais recentes, como desenhar o sol no chão, dentre outras nesse estilo.

4672352031_b9c94a96f7_z

* Simpatia para curar dor de dente – Com muita dor de dente, as pessoas eram levadas a uma rezadeira que banhava a boca do “paciente” durante meia hora com água morna e com fumo de rolo. A pessoa acabava dormindo de tanta moleza e tontura ocasionada pelo fumo de rolo.

download

* Simpatia para sumir verrugas – Quando um boi morria de morte natural num pasto e lá ficava a sua ossada para urubu comer, era aí que as pessoas com verruga pegavam o pedaço de um osso, esfregavam na verruga até sangrar e depois o jogavam para trás sem olhar para onde jogou. Há também outras simpatias para curar verruga, como apontar para o rabo de um burro com os dois dedos. Não apontar para estrelas porque corria o risco de nascer, etc e tal.

parteira

* Simpatia para ajudar um bebê a nascer – Quando a mulher grávida tinha muitas dificuldades no parto, ela era indicada por uma parteira a colocar o chapéu do marido na cabeça, vestir o paletó do marido e engolir nove chumbinhos. Tudo isso sentada ou deitada num urinol (Que cena bonita!)

FONTE: Norico Mofati e Mariza Mofati

ADAPTAÇÃO: Renata Mofatti

Busca

anuncie

Anuncie no Mimoso in Foco

Clique aqui e saiba como anunciar
no maior portal de Mimoso do Sul

Mimoso in Foco 2024 - Todos os direitos reservados
J1 Studio