Veterinário passa dicas para os cuidados com seu pet no fim de ano

Quarta-feira, 21 de novembro de 2018, às 18h49.
DSC_0667
 

“O Natal dos sonhos é aquele que você idealiza no espírito, sente no coração e partilha na solidariedade”.

Por Redação In Foco

O veterinário Dr. Leandro Veloso e a colaboradora Maria Helena, desejam a todos os amigos e clientes um Feliz Natal e Próspero Ano Novo!

E para a ocasião de final de ano, o profissional passa algumas dicas muito importantes para o cuidado diário de seu animal de estimação onde o carinho e a atenção devem ser redobrados.

Passeios na rua

Durante o período de calor é muito importante verificar a temperatura do chão que o seu cão vai pisar. Se estiver quente, podem aparecer queimaduras e complicações nas patas dos animais. O ideal é não passear com sol quente.

Viagens

Para viagens de avião ou ônibus, é necessário estar com a vacinação em dia além e um atestado de viagem emitido pelo veterinário levar a carteirinha para aprovar. Isso evita muitos problemas burocráticos e você ainda garante melhor estado de saúde de seu animal.

Jamais abandone seu animal 

Um hábito que infelizmente ainda é muito comum é o abandono de animais, principalmente nas férias de fim de ano. Muitos donos sem ter onde deixá-los, praticamente os abandonam a própria sorte. Antes de comprar ou adotar um pet, pense sempre: será que quando eu me ausentar terei condições de deixar com alguém que cuide?

Petiscos de fim de ano

Com a aproximação de fim de ano, as confraternizações aumentam. Durante essas festinhas, evite oferecer petiscos, churrascos, carne com gordura, doce, entre outros para seus animais. Isso pode causar náuseas ou diarreia.

Além das dicas, Dr. Leandro alerta o quanto é importante prevenir e fazer avaliações periódicas em consultas detalhadas. “Hemograma de seis em seis meses são importante porque podem apontar possíveis enfermidades precoces. Em gatas e cadelas, após sete anos de idade, é necessário apalpar as mamas e conferir se está tudo dentro da normalidade”, explica.

Consulta no consultório 

Em Mimoso do Sul, Dr. Leandro Veloso realiza consultas preventivas em seu consultório, situado à Rua Presidente Vargas, ao lado do Pet Shop Dog Show. Durante o exame clínico, o veterinário apalpará o abdome do seu cão ou gato, auscultará o tórax, inspecionará as condições da pelagem, procurará por infecções e ácaros nas orelhas e inspecionará a cavidade oral para verificar se há tártaro ou doença gengival. Esta também é uma excelente oportunidade para você conversar com seu veterinário sobre a escolha do alimento correto para seu animal de companhia. O veterinário também avalia o cartão de vacinação, realiza perguntas relacionadas a hábitos alimentares, exercícios físicos e pode diagnosticar problemas futuros e combatê-los, se for preciso.

Dentre os exames diagnósticos mais comuns realizados pelo veterinário, estão o exame de fezes para pesquisa de endoparasitos e exames de sangue para a investigação de doenças. “Se for necessário serão solicitados exames complementares, como o de sangue, entre outros, com o objetivo de fechar um diagnóstico correto”, informa.

 

Nunca se esqueça que um bom veterinário é a melhor fonte de informações, então é importante seguir suas recomendações para assegurar o início de uma vida longa e saudável.

O consultório veterinário de Dr. Leandro Veloso funciona das 08h00 às 17h30 de segunda a sexta-feira. Contatos podem ser através do telefone (28) 99974 3777.

Agora atendendo também com cartão de crédito para facilitar ainda mais aos seus clientes.

Endereço: Rua Presidente Vargas, ao lado do Pet Shop Dog Show.

DSC_0672 DSC_0678 DSC_0686 DSC_0690

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *