Aproveite e não perca a chance de ser um empreendedor individual

DSCN5851

Na foto, da esquerda para a direita a Coordenadora de Governo, Lenilce Pontine, o Coordenador do Sebrae, Marcos Secchin, o Diretor de Cooperativismo e Economia Solidária da Aderes, Odimar Péricles, a Prefeita Municipal, Flávia Cysne e a Vice Prefeita Municipal Dona Leone.

Nesta terça e quarta-feira, nos dias 26 e 27 de março, das 09h00 às 16h00, estará acontecendo na Praça Coronel Paiva Gonçalves um projeto do Governo do Estado muito importante para os empreendedores individuais, artesãos e trabalhadores autônomos.

Numa tenda, diversas representatividades da Aderes, Sebrae, Programa Nosso Crédito, Bandes, Banco do Brasil, Gerencia do Artesanato, Ascomi e CDL tiram dúvidas dos presentes no encontro.

Direitos, deveres e vantagens de ser um micro empreendedor

Segundo Luciana Simões Neves, Coordenadora de Micro e Pequena Empresa da Aderes, o objetivo do projeto é levar informações aos micro empreendedores e artesãos de um modo geral.

“Quem trabalha como autônomo na formalidade ou informalidade é importante que compareça na tenda onde terão acesso a informações, consultorias sobre seus direitos, deveres e vantagens de ser um micro empreendedor. No local, também tem sido confeccionadas a carteira do artesão, renovação e explicações sobre o direito a créditos, possibilidades de juros, entre outras questões”, explicou Luciana.

Quem pode ter a oportunidade de ser um empreendedor individual?

Centenas de profissionais podem ter essa oportunidade, como manicures, salgadeiras, costureiras, cabeleireiros, comerciantes, marceneiros, artesãos, pedreiros, pintores. Basta se formalizar e ter a oportunidade se ser dono de seu próprio empreendimento.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal, podem ser

DSCN5807

Ascomi marca presença

Algumas vantagens

De acordo com Luciana nem todos sabem que possuem direito a aposentadoria e nem todos conhecem a lei nº 127, de 2009, que salienta os direitos dos empreendedores individuais.

Uma das maiores vantagens de se tornar um micro empreendedor é com relação às porcentagens de pagamentos, como por exemplo, um trabalhador autônomo que não é formalizado paga 11% encima do salário mínimo, já o micro empreendedor paga apenas 5% e ainda tem direito a auxílio doença, auxílio maternidade, aposentadoria e ter em sua micro empresa um empregado com carteira assinada.

“Além disso, outro fator importante a ser citado é que muitos empreendedores podem tirar de graça na Prefeitura Municipal o carnê de pagamento do INSS”, destacou a coordenadora.

DSCN5835

Flávia Cysne e Terezinha Pitol, Gerente do Artesanato

Ajuda no desenvolvimento da economia em Mimoso

Flávia Cysne, Prefeita Municipal, comentou que é com muita alegria que recebe a Tenda Itinerante da Aderes em Mimoso, principalmente porque é o primeiro município do estado a ser visitado nessa nova etapa de 2013.

Com relação aos objetivos do evento, Flávia enfatizou: “Nossos empreendedores tem a chance de ter uma nova modalidade de serviço onde o Governo do Estado, em parcerias com os bancos e prefeituras oferecem formas de financiamentos que com certeza ajudam no desenvolvimento da economia do município e estrutura de forma efetiva os empreendimentos, enfim, são novas possibilidades comerciais de lucratividades”.

DSCN5829

Um trabalho de muitas parcerias

Convite aberto à população

A prefeita municipal deixou o convite aberto a população para que visitem a tenda durante esses dois dias tanto para tirar algumas dúvidas, quanto para conhecer os serviços oferecidos, as vantagens, os direitos e os deveres de ser um empreendedor individual. “Destaco aqui também o trabalho dos artesãos que merecem todo o apoio e incentivo possível”, comentou.

DSCN5854

Programa Nosso Crédito: fomento ao comércio e oportunidade de ajuda aos empreendedores individuais

De 437 empreendedores individuais formalizados, apenas 20 participaram da ultima reunião

Como dado relevante, Flávia citou que nosso município possui 437 empreendedores individuais e que no último encontro realizado na Câmara Municipal de Vereadores na quarta-feira (20), apenas 20 empreendedores compareceram. “Faremos uma busca ativas para inserir novos empreendedores e mostrar aos que já estão formalizados os benefícios”, finalizou.

DSCN5841

Aproveite! A Tenda Itinerante ficará dois dias localizada em Mimoso do Sul

Evento Comércio Total

A Aderes, que é a Agência de Desenvolvimento das Micro Empresas e do Empreendedorismo também informou sobre um grande evento intitulado “Comércio Total”, que acontecerá durante uma semana em Mimoso, no Teatro Stênio Garcia nos dias, 22, 23, 24, 25 e 26 de abril que servirá como capacitação para os comerciantes da cidade.

O que é necessário para fazer a sua carteirinha do artesão?

Segundo Terezinha Correa Pitol, Gerente do Artesanato, é necessário levar xerox da identidade e CPF, comprovante de residência, peças produzidas e material para produzir uma peça na hora que passará por uma avaliação.

TEXTO E FOTOS: Renata Mofatti

(28) 9979 8039 / (28) 3555 4619

renata@mimosoinfoco.com.br

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *