Social
Sábado, 02 de Dezembro de 2023 às 08:36
TEXTO: Renata Mofatti
FOTOS: Airton Coimbra / Renata Mofatti
Com apoio da Fenabb e do Seguro Ouro Vida a Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) abre as portas para a comunidade num projeto que gera a inclusão desmitificando barreiras que não existem.
O projeto foi a comemoração do Dia das Crianças realizado no último domingo no clube que contou com a presença de mais de cem crianças, incluindo os sócios e não sócios que desfrutaram das 09h00 às 20h00 com brincadeiras, pula pula, gincanas, guloseimas, pipoca, algodão doce e torneio de futebol em parceria com a Escolinha de Futebol do Ypiranga que pela segunda vez é parceira da AABB em projetos esportivos.
Segundo o atual Presidente da AABB, Airton Coimbra, a parceria com a Escolinha de Futebol, através de Renato e Cristian foi muito importante porque foram selecionados os jogadores com melhor desempenho escolar, entre sócios e não sócios, o que reforça o compromisso em valorizar aquele jovem que está comprometido com seu futuro.
Sobre o dia de comemoração, Airton enfatizou: “Tudo transcorreu de forma muito tranquila. Os pais ou responsáveis presentes foram fundamentais para trazer ainda mais segurança para as crianças, facilitando a organização do evento. O que demonstra que vivemos em uma cidade pacata e de pessoas de bem. Já é o segundo ano que realizamos eventos voltados para as crianças e adolescentes, buscando com isso uma maior integração de todos, independente de serem sócios ou não. Dessa forma, apresentamos nosso clube à sociedade, de forma a permitir a entrada de novos sócios e a ampliação de parcerias”, completou.
A AABB vem sempre apoiando o Rotary Club na realização de seus eventos, e mais recente a Comissão Pro Melhoramento do HAP e o Festival de Massas, ambos direcionados a projetos sociais no município.
Projeto Nacional da AABB
A nivel nacional existe o Projeto AABB Comunidade que consiste numa proposta de complementação educacional, baseada na valorização da cultura do educando e de sua comunidade. Essa complementação é efetivada por meio de atividades lúdicas desenvolvidas em torno de áreas como saúde e higiene, esporte e linguagens artísticas, possibilitando a construção de conhecimentos e o acesso à cidadania.
Proposta metodológica
A proposta metodológica do Programa foi desenvolvida, em julho de 1997, pelo Núcleo de Trabalhos Comunitários da Pontifícia Universidade Católica – NTC/PUC/SP, tendo como princípio a Pedagogia dos Direitos, a ludicidade e a leitura da realidade social do educando, da família e da comunidade.
Com fundamentação no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, o Programa, que tem como objetivo fundamental a complementaridade escolar e a inserção social, atende a crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 18 anos incompletos.
Experiência e resultados
A experiência e os resultados obtidos ao longo desses anos comprovam que o Programa é viável e vem atingindo os objetivos propostos. O seu sucesso, todavia, somente ocorre quando há envolvimento de todos os segmentos da sociedade.