Plebiscito pode ser o 1º passo para mudar a Constituição Federal de 1988‏

PLEBICITO

TEXTO: Cibele Maciel

FONTE: AQUIES

A reforma política do Brasil vai marcar a Semana da Pátria em todo o país. O assunto está proposto através de um plebiscito popular, que tem inicio hoje e vai até dia 07 de setembro. Através dele, a população brasileira poderá se manifestar votando, se é a favor ou não de uma constituinte exclusiva e soberana para reformar o sistema político brasileiro.

O movimento é uma iniciativa de dezenas de entidades, partidos políticos e movimentos sociais do país. A presidenta Dilma Rousseff (PT) propôs a reforma após as manifestações populares, no ano passado. Na última terça-feira, ela ainda reiterou ser à favor do plebiscito durante o primeiro debate entre os presidenciáveis na TV.

Se a maioria dos cidadãos votantes se manifestar favoravelmente à proposta, a iniciativa, que não tem validade legal, será utilizada pelos movimentos sociais para pressionar o Congresso Nacional a convocar um plebiscito oficial para a questão. A Constituinte reuniria pessoas escolhidas, de forma democrática, para reformar a Constituição Federal, de 1988, apenas nos aspectos em torno do sistema político.

A expectativa dos organizadores é de que 10 milhões de brasileiros votem no plebiscito popular. O comitê pela reforma política conta com cerca de mil escritórios espalhados pelo país. Foi criado em setembro passado por partidos políticos e movimentos sociais. A organização soma 214 entidades, entre movimentos sociais, sindicatos, partidos e coletivos.

Os locais de votação estão espalhados em todos os estados. Uma opção é votar pela internet através do site http://www.plebiscitoconstituinte.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *