Texto: Renata Mofatti
Ocorrida neste domingo, 30 de outubro, o segundo turno das eleições para Presidente e Governadores trouxe como resultado a vitória de Renato Casagrande (PSB) eleito pela terceira vez como Governador do Estado do Espírito Santo. Ele disputou com Carlos Manato (PL).
Casagrande apoiou Lula para Presidente do Brasil enquanto Manato apostou em Bolsonaro para Presidente da República.
A apuração das urnas foi iniciada às 17h, horário de Brasília. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com 95% das urnas apuradas, Casagrande obteve 53,90% dos votos válidos. Em segundo lugar ficou Carlos Manato (PL), que recebeu 46,10% dos votos válidos.
José Renato Casagrande é formado em Engenharia Florestal e em Direito. Foi eleito pelos capixabas ainda no primeiro turno, no dia 03 de outubro de 2010, com 1.502.070 votos, alcançando a maior votação de um governador na história política do Estado. Foi senador da República, deputado Federal, vice-governador e deputado Estadual. Em 1º de janeiro de 2019, Casagrande assumiu um novo mandato à frente do governo do Estado. Nas eleições de 2018, ele recebeu 1.072.224 votos, equivalente a 55,49% do total dos votos válidos.