Noticiário

Sindicato Rural destaca a importância da vacinação contra a Brucelose

Segunda-feira, 04 de Dezembro de 2023 às 09:03

Por Redação in Foco
cd78689e-8dde-4c5a-b31f-c557ed713ebf
Texto: Henrique Mofati
Fotos: Renata Mofatti

A Brucelose

A Brucelose é uma infecção transmitida de animais para pessoas, principalmente por produtos lácteos não pasteurizados e afeta milhares de pessoas em todo o mundo. Evitar os produtos lácteos não pasteurizados e tomar precauções quando se trabalha com animais ou em um laboratório pode ajudar a prevenir a doença. Os sintomas podem incluir dores articulares e musculares, febre, perda de peso e fadiga. Algumas pessoas desenvolvem dor de barriga e tosse. O tratamento inclui antibióticos. Recaídas são comuns.

Destaque de hoje

Hoje o Site Mimoso In Foco destaca sobre a vacinação contra a Brucelose e o Sindicato Rural explica sobre a obrigatoriedade e importância da vacina nos gados.

Prevenção

Muito mais do que uma vacinação que visa apenas a saúde do animal, a prevenção surge em um contexto de saúde humana, uma vez que a infecção causada pela doença em homens e mulheres pode apresentar condições clínicas diversas, como febre contínua e incômoda, intermitente ou irregular, de duração incerta.

Contágio

O contágio da doença em seres humanos pode dar-se através do contato direto com animais doentes e suas secreções, bem como pela manipulação de carcaça ou pelo consumo de produtos de origem animal, como leite não pasteurizado e produtos lácteos (queijo, iogurte, entre outros).

A importância da vacinação

“Justamente por isso é tão importante que se realize a vacinação nos animais, afim de que se conserve a saúde não apenas dos bezerros, como também dos seres humanos que terão contato direto com estes ou com os itens produzidos através deles, como carne, leite ou queijo. Além disso, o registro da vacinação ocorre em banco de dados armazenado pelo IDAF, e, portanto, é obrigatória em animais de 3 a 8 meses, acarretando em travamento na produção dos itens relacionados ao animal em específico que, no período estipulado, não for corretamente vacinado. É imprescindível, portanto, que o bezerro seja vacinado para que seja guiado no rebanho”, conta Luciano Belloti, Presidente do Sindicato.

Vacinação

A equipe do Site Mimoso in Foco acompanhou in loco o trabalho realizado pela equipe do Sindicato na aplicação da vacina contra a Brucelose através do Vacinador Sebastião César Gomes Matieli na região localizada na Santa Marta, pertencente ao Produtor Rural e Secretário Municipal de Agricultura Felipe Matieli.

Desconto para quem é associado

Para o Produtor Rural associado ao Sindicato Rural, a vacinação sai para menos da metade do preço. “Quem é associado consegue um subsídio através do Sindicato e a vacina sai por apenas R$5,00 (cinco reais). O preço comum da vacinação para quem não é associado é de R$12,00 (doze reais)”, conta a funcionária Sabrina Rigoni.

Busca

anuncie

Anuncie no Mimoso in Foco

Clique aqui e saiba como anunciar
no maior portal de Mimoso do Sul

Mimoso in Foco 2023 - Todos os direitos reservados
J1 Studio