Noticiário

Pastoral da Saúde recolhe pilhas, baterias e remédios vencidos para o descarte correto

Terça-feira, 05 de Dezembro de 2023 às 16:30

Por Redação in Foco

Texto: Henrique Mofati

Pilhas são dispositivos que armazenam energia e podem ser utilizadas em equipamentos diversos, tais quais controles de televisão, videogame, ar condicionado, lâmpadas sem fio, dentre outros. Mesmo em um ambiente dominado por baterias alimentadas por cabos USB e USB-C, por exemplo, o uso de pilhas ainda não caiu em desuso. Alguns defensores, inclusive, apontam vantagens em utilizar aparelhos movidos à pilha, em detrimento de baterias recarregáveis, apoiados no fato de as pilhas serem consideravelmente mais baratas que baterias em geral, além de não precisarem de manutenção, já que são descartáveis.

Somado a isso também temos as baterias, celulares estragados e remédios vencidos que é muito comum não sabermos qual a melhor destinação para esses itens, já que este é um ponto a ser considerado: o descarte deve ser feito em ambiente seguro porque descartá-los com irresponsabilidade pode gerar problemas ambientais e propagar doenças. Com o tempo e a natural deterioração do revestimento físico que amoldam as pilhas, por exemplo, é comum que ocorra vazamento de um líquido rico em metais tóxicos, que podem provocar doenças nos rins, pulmão, ocasionar ataques no sistema nervoso central e até mesmo câncer. A toxicidade que pode ocasionar no aparecimento de tais doenças deve-se à presença de compostos químicos como mercúrio, cadmio e chumbo; estes chamados de metais pesados.

Tendo em vista tal preocupação, alerta-se à população mimosense: o descarte de pilhas não pode ser realizado em meio ao lixo comum. Não se trata de material reciclável, e nem tampouco deve ser descartado com itens orgânicos, papeis ou outros tipos de metal. Atento a isso, a Igreja Católica, através de sua Pastoral da Saúde, realiza um trabalho de coleta dos tais itens e os destina ao correto descarte. Diversas igrejas católicas dispõem, por exemplo, de uma caixinha para que os moradores coloquem esses itens no local. A Igreja situada no bairro Alto São Sebastião é um desses exemplos e a entidade religiosa está de portas abertas durante a manhã e à tarde para quem precisar descartar esses materiais.

É fundamental que os mimosenses adquiram tal consciência, no intuito de preservar o meio ambiente e promover uma vivência segura em meio ao município. O consumo de itens tecnológicos não se limita ao seu mero uso. O ato de utilizar tais dispositivos enseja, da mesma forma, em responsabilidade familiar, individual e coletiva!

Busca

anuncie

Anuncie no Mimoso in Foco

Clique aqui e saiba como anunciar
no maior portal de Mimoso do Sul

Mimoso in Foco 2023 - Todos os direitos reservados
J1 Studio