Noticiário
Sexta-feira, 01 de Dezembro de 2023 às 02:17
A ação teve o objetivo de capacitar a equipe da administração municipal que fará a utilização e manutenção da rede de iluminação pública, modernizada pela EDP.
A EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, realizou nesta quarta (04), um treinamento para os servidores da Prefeitura de Mimoso do Sul, pelo Programa de Eficiência Energética. A ação teve objetivo de capacitar a equipe da administração municipal que fará a utilização e manutenção da rede de iluminação pública, modernizada pela EDP, por meio do programa de Eficiência Energética da concessionária.
O projetos de modernização da Iluminação Pública de Mimoso do Sul foi selecionado por meio da Chamada Pública de Projetos 001/2020. Em Mimoso do Sul foi realizada a substituição de 238 luminárias públicas de maior consumo por luminárias de LED e teve o investimento de R$ 390.000,00 da concessionária. A ação irá promover uma economia de 289,83 MWh/ano, o equivalente ao consumo de 121 casas durante um ano, considerando o consumo médio de 200 kWh.
Segundo Bruno Mendonça, gestor da EDP, os projetos de Eficiência Energética carregam consigo a necessidade de mudança de hábitos, e aprendizado para agregar valor ao investimento realizado. Com isso, todos projetos ao término das execuções, realizam treinamentos, em que são apresentados os objetivos do programa, dicas de economia, operação e manutenção eficiente dos novos equipamentos e conceitos básicos de luminotécnica.
“Beneficiar a população e serviços públicos da área de concessão por meio dos programas de eficiência energética e tornar a iluminação pública das cidades mais eficiente está em linha com nosso propósito de usar a nossa energia para cuidar sempre melhor. Conseguiremos contribuir diretamente para a utilização segura e responsável da energia elétrica, e, consequentemente, para a redução de gastos com energia e um melhor uso dos recursos naturais”, afirmou Bruno.
Além de Mimoso do Sul, em 2021, as cidades de Afonso Cláudio, Cariacica, Ponto Belo, Montanha, Atílio Vivácqua, e Linhares também foram contempladas na Chamada Pública de Projetos na categoria Iluminação Pública. A ação é regulada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).