DICA TECNOLOGIA: serviço de armazenamento em nuvem

CAPA

Olá amigos do Mimoso In Foco, sou Junior, e mais uma semana trago um artigo para fazer sobre tecnologia a vocês amigos.

Hoje vamos conhecer os principais Serviços de Armazenamento na Nuvem. Mas o que é esta tal de Nuvem? O conceito de NUVEM vem sido difundido em larga escala no meio da tecnologia a uns anos. A Computação em Nuvem trás a possibilidade de acessar arquivos e executar diferentes tarefas pela internet. Quer dizer, você não precisa instalar aplicativos no seu computador para tudo, pois pode acessar diferentes serviços online para fazer o que precisa, já que os dados não se encontram em um computador específico, mas sim em uma rede.

inicio

VANTAGENS E DESVANTAGENS

AS VANTAGENS:

Acessibilidade: o usuário dos serviços de armazenamento nas nuvens por vezes, podem acessar seu conteúdo de qualquer dispositivo, seja Android, Apple, computador ou tablet.

Espaço: uma outra característica a ser lembrada é o espaço que você tem para salvar seus arquivos, ao fazer um cadastro todos os sites do gênero você tem a opção de usuário free ou seja você não paga nada pelo serviço, e também tem as opções pagas, que você paga uma taxa mensal, anual ou de formas semelhantes, pois bem varia de site pra site, mas nada te impede de criar mais de uma conta free.

AS DESVANTAGENS:

Estar ONLINE: para acessar os serviços você tem que estar na internet. Afinal os arquivos estarão em um servidor remoto.

Conexões com  Velocidade e estáveis: para enviar e sincronizar arquivos pequenos até que funciona com uma conexão mais lenta, mas para arquivos grandes, nada feito.

OS SERVIÇOS

DROPBOX

Dropbox:

Disponível desde 2007, o Dropbox ainda é um dos serviços de armazenamento na nuvem mais utilizados. A plataforma funciona igualmente bem em PCs e Macs, Android e iOS. O serviço é tão simples que é fácil para qualquer um dominá-lo. Apesar de a oferta gratuita ser de apenas 2 GB, você consegue aumentar essa capacidade a cada amigo que convida para entrar na rede; assim, é possível atingir os 18 GB sem gastar um centavo. Para mais espaço, claro, é preciso colocar a mão no bolso. O pacote de 100 GB sai por 10 dólares por mês. O Dropbox permite o compartilhamento de pastas e arquivos com outras pessoas.

Microsoft-oneDrive

OneDrive (antigo SkyDrive):

Também no ar desde 2007, o serviço de armazenamento virtual da Microsoft mudou de nome recentemente: o antigo o SkyDrive virou OneDrive. A oferta gratuita é de 7 GB. Para aumentar esse espaço, é preciso pagar uma mensalidade. Mas além do pacote grátis, dá pra ganhar 3 GB ao ativar a função de backup de fotos e mais 500 MB por cada amigo que convidar – com limite para 10 amigos. Só assim é possível chegar aos 14 GB sem gastar nada. Para quem quiser mais, os pacotes de 50, 100 e 200 GB custam respectivamente 12, 19 e 56 reais por mês. Assim como o Google Drive e o Dropbox, o OneDrive também oferece o compartilhamento público ou privado de arquivos com terceiros. Para quem usa o pacote Office, também da Microsoft, há ainda a possibilidade de editar os arquivos diretamente na nuvem. Aqui, também dá para compartilhar o conteúdo via Facebook e Twitter. Em dispositivos com sistema Android é possível fazer backup automático das fotos feitas no aparelho. O software do OneDrive é compatível com Windows e Mac OS; também há aplicativos para Android, iOS e, claro, Windows Phone.

google-drive

Google Drive:

Também disponível para todas as plataformas, mas com uma oferta um pouco mais agressiva, o Google Drive oferece 15 GB grátis para seus usuários. Para quem já tem uma conta no Gmail, o Google Drive é uma mão na roda, basta acessar e pronto, sua conta de armazenamento na nuvem está ativada. Pagando dois dólares por mês (cerca de cinco reais), você aumenta a capacidade de armazenamento para 100 GB. E se precisar de muito espaço, o preço ainda é interessante: 10 dólares, pouco mais de 20 reais, por 1 TB de memória. O serviço da Google é compatível com mais de 30 formatos de documentos, incluindo vídeos em alta definição, músicas e até arquivos do Photoshop. O Google Drive permite compartilhamento público ou privado de arquivos. Talvez o ponto fraco do serviço seja a falta de uma ferramenta que permita o upload automático das fotos do seu smartphone.

E você leitor, usa qual serviço de armazenamento nas nuvens? Deixe nos comentarios.

Agradecimento ao Igor Brum pelas sugestões.


Junior Fornazi
Técnico em Informática
(28) 99983-4855

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *