Noticiário
Terça-feira, 05 de Dezembro de 2023 às 15:05
Mimoso do Sul está em nova administração no Sindicato Rural, que tem buscado trazer inovações atendendo ao público associado com oferta de serviços essenciais, descontos e parcerias com empresas e programas públicos que visam facilitar e desburocratizar as relações do homem do campo.
O Sindicato funciona como porta de entrada ao produtor rural no município para o livre acesso aos serviços credenciados junto à Federação da Agricultura, que por sua vez é a representante da classe produtora junto à Confederação Nacional da Agricultura (CNA). “Participamos de um sistema FAES/SENAR/SINDICATOS que busca simplificar a vida do produtor rural, trazendo informações, formação, representatividade, dentre outras. Não podemos deixar de falar do SENAR (Sistema Nacional de Aprendizagem Rural), que é a nossa escola do campo, através do SENAR realizamos a educação profissional, a assistência técnica e as atividades de promoção social, contribuindo para uma melhor qualidade de vida e desenvolvimento sustentável do homem do campo”, conta a funcionária Sabrina Rigoni.
“Dentre os serviços que desempenhamos a nossos associados, destacamos a emissão de Nota Fiscal, Guia de Transito Animal, ITR, confecção de Imposto de Renda e para os produtores que possuem funcionários de carteira assinada, fazemos toda a parte de departamento pessoal e envio ao Esocial), inclusive para aqueles que dispõem de colonos, elaboramos contrato e montamos os processos para serem apresentados ao INSS, seja requerendo aposentadoria rural, salário maternidade rural, auxilio doença, dentre outros”, completa.
A equipe também é composta pela secretária Aline Chaves Martins, que lida direto com público e com questões de cadastro em bancos de dados, auxiliando o vacinador Sebastião César Gomes Matieli, com o controle das vacinações de brucelose, serviços estes prestados por este sindicato, através de convênio com a Federação de Agricultura com a SEAG, visto que a vacinação de brucelose para as bezerras de 03 a 08 meses são obrigatórias, e a ausência delas impede ao produtor de movimentar seu rebanho junto ao IDAF, ou até mesmo de enviar o seu leite aos laticínios dos quais são cooperados. O serviço de vacinação também é ofertado para não associados ao sindicato, mas os conveniados se beneficiam de um desconto significativo na referida vacina.
“Trabalhamos com uma diretoria eleita para um triênio, assumido por Luciano Beloti de 2022 a 2025, que supervisiona nossos serviços e têm buscado convênios e parcerias junto a vendedores de adubos, sal mineral, dentre outros, para que o produtor consiga comprar seus insumos com preço diferenciado. Toda ultima sexta-feira de cada mês, nosso presidente representa o Sindicato na reunião de presidentes e diretores na FAES, com o objetivo de discutirem assuntos relevantes e trazer soluções aos problemas enfrentados pelos produtores rurais). Luciano tem buscado conversar com diversos segmentos em nosso Município, já pensando na insegurança no meio rural, recentemente esteve reunido com representantes do Batalhão de Polícia Militar, que garantiram que com o início das colheitas de café, estarão realizando uma patrulha rural”, aponta Sabrina.
—
O sindicato conta com horário de funcionamento de 7h00 às 17h, e não fecha para horário de almoço. O telefone para contato pode ser feito através do número (28) 3555-1352, e o e-mail através do contato@srmimosodosul.com.br.