O Folclore em Mimoso do Sul

Segunda-feira, 13 de agosto de 2018, às 13h30.
As Pastorinhas em Santo Antonio do Muqui(1)

Por Renato Pires Mofati

O folclore é uma cultura popular existente em todo mundo. Na China, os dragões e serpentes são atrações à parte. No Japão, as lanternas iluminadas atraem milhares de pessoas. Nos Estados Unidos, o Dia das Bruxas é tão marcante que o país decreta feriado. Já aqui no Brasil, inúmeros são os direcionamentos folclóricos e bem marcantes em cada região do país.

Quando pensamos na palavra Folclore, vêm a nossa mente a encenação do Boi Pintadinho, a Folia de Reis, Danças típicas, entre outras manifestações.

As maiores contribuições para a expansão do Folclore no Brasil vêm dos portugueses, africanos e índios. Isso ocorreu em meados do século XIX e levou mais de um século para se consolidar no país. E somente no ano de 1965 o Congresso Nacional Brasileiro destituiu oficialmente o dia 22 de agosto como o “Dia do Folclore no Brasil”.

Muitas são as opções folclóricas conhecidas onde citamos: A Música e a Dança, o Carnaval, a Festa do Divino, Festa Junina, Quadrilha, Literatura de Cordel, Lendas do Saci Pererê, entre outros.

Em Mimoso do Sul, temos variados direcionamentos folclóricos bem característicos em cada um de nossos distritos, como por exemplo:

Santo Antonio do Muqui: “JAGUARÁ, AS PASTORINHAS E BOI PINTADINHO”

Conceição de Muqui: “O BOI PINTADINHO E A BATATA ASSADA NA FOGUEIRA EM NOITE DE SÃO JOÃO”

São Pedro do Itabapoana: “A SANFONA E VIOLA DE PÉ DE SERRA”

Dona América: “O CAXAMBU FOI MUITO MARCANTE”

São José das Torres: “O PAU DE SEBO E A ENCENAÇÃO TEATRAL”

Ponte do Itabapoana: ”A MALHAÇÃO DO JUDAS, O FOLCLORE ARTESANAL E CAUSOS DOS PESCADORES”

Sede de Mimoso do Sul: “FOLIA DE REIS”

Embora o município de Mimoso do Sul ao longo de sua história respire poesia, principalmente vinda de São Pedro do Itabapoana, e em nossa sede muitos são os escritores, poetas e cronistas, a literatura de Cordel não é um costume, parece que tal arte e cultura tem um direcionamento para a região nordeste do país, mas em compensação muitos  costumes vindos de outras etnias constituem também o folclore, como os Imigrantes Italianos com suas comidas típicas, danças e crenças religiosas… Como também muitas outras etnias contribuíram para o folclore em Mimoso, no estado e em todo país.

Fogueira de São João em Conceição de Muqui Folia de Reis em Mimoso Folia de Reis na sede de Mimoso do Sul Jaguara em Santo Antonio do Muqui Sanfona e viola de pé de serra em São Pedro do Itabapoana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *