Cultura do Espírito Santo na Europa (Por Léo Alves)

1527130_682331841807603_1852533988_n

Por Léo Alves

 Diretor executivo do Multipliqui, Membro da MIDRASH CENTRO CULTURAL e Diretor Geral na Fecin

Numa ação inédita para a cultura do Espírito Santo, grupo de “Boi Pintadinho” de Muqui, viaja para Portugal em abril, numa ação coletiva com cineastas e artistas locais.

Justamente na semana de comemoração do descobrimento do Brasil pelos portugueses, um grupo de Muqui faz o trajeto invertido rumo a Portugal.

Trata-se de uma verdadeira “Expedição Cultural Capixaba” que desembarcará em Porto no dia 19 de abril, composta por artistas envolvidos na manifestação do “Boi Pintadinho” e no FECIN, o Festival de TV e Cinema do Interior – Muqui (ES).

O “Boi Gaspar”, parte dos festejos do carnaval folclórico da cidade se apresentará em Ovar, no distrito de Aveiro no dia 23 de abril e na Livraria Salta Folhinhas, em evento para crianças no dia 24, a partir das 10h.

Já os cineastas envolvidos na realização do FECIN participarão da abertura oficial do Festival Indie Lisboa, representando o Espírito Santo no evento, além de gravarem uma série de Web TV envolvendo o intercâmbio da cultura popular. Ambos os projetos são apoiados pelo Ministério da Cultura e pela Secretaria de Estado da Cultura do Estado do Espírito Santo.

O Boi Gaspar

Longe do axé e das escolas de samba, o carnaval folclórico mais conhecido do Espírito Santo é o do “Boi Pintadinho”, em Muqui, cidade histórica reconhecida com maior patrimônio histórico do Estado e que enraizou a cultura popular com os festejos do carnaval folclórico. E é a partir disso que o “Boi Gaspar” (com uma trajetória desde 1978) representará essa cultura interiorana e popular do Espírito Santo na cidade do Porto em Portugal, durante o evento “Cultura Popular para crianças: Brasil e Portugal em Conexão” no qual o grupo do “Boi Gaspar” de Muqui foi convidado para participar das ações do projeto português. Tal proposta pretende ampliar o conhecimento e o reconhecimento destas tradições a partir de intercâmbio cultural, atribuindo valor e fortalecendo a identidade cultural do Brasil, principalmente num país que possui grandes relações históricas com o nosso.

O FECIN no Indie Lisboa

A partir de alguns contatos realizados no início de 2014, membros do FECIN, o Festival de TV e Cinema do Interior, realizado em Muqui (ES) participarão da abertura do Indie Lisboa, ampliando e estreitando contato para possíveis parcerias internacionais. Segundo os organizadores do evento, o “IN” do “FECIN” vai além do “Interior”. É possível falar de Integração, de Inclusão, de Inquietação, Intervenção, Introspecção, Invenção, Infância, Informação, Instantaneidade bem como outras esferas e conceitos que giram em torno do título.

A proposta do festival também é trazer música, moda e design para o centro das atenções, realizando, assim, uma verdadeira integração cultural e, para isso, Intercâmbios Internacionais são essenciais para o fortalecimento da nova identidade do evento.

Informações

Mais do que a simples apresentação, o intercâmbio objetiva o enriquecimento cultural de todos os participantes envolvidos, acrescentando valor ao currículo cultural destes, ampliando as áreas de acesso e conhecimento e permitindo que tais personagens presentes nestas culturas se reconheçam em outras comunidades, podendo estabelecer contato com estas regiões para outras futuras parcerias.

Assim, pensamos de uma maneira mais ampla, em preparar o “Boi” para desbravar novos horizontes de conhecimento a partir de participação em eventos externos ao seu Estado de origem, proporcionando que conheçam outras dimensões da cultura em 2014.

SERVIÇO:

Apresentação do Boi Pintadinho de Muqui em Portugal.

Ovar, dia 23 de abril/Centro Cultural, às 17h00.

Porto, dia 24 de abril/Livraria Salta Folhinhas, às 10h00.

Contato:

Ériton Bernardes (produtor)

27 99911-7868

eritonb@yahoo.com.br

Sobre os Bois de Muqui: www.ocarnavaldoboi.com.br

Sobre o FECIN; www.fecin.com.br

TEXTO: Léo Alves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *