Biblioteca Estante Livre chega a Mimoso

Matéria publicada em 07 de agosto de 2015, às 17h10.
11857748_10200749009803369_1902425881_n
 

FONTE: Comunicação/PMMS

A comunidade de Santo Antônio do Muqui, em Mimoso do Sul, recebeu na manhã de hoje uma unidade do projeto Biblioteca Estante Livre. Trata-se de uma biblioteca diferente: nela, os leitores escolhem o livro e levam para casa sem qualquer tipo de cadastro ou intermediário, devolvendo-o assim que finalizar a leitura, para que a obra possa ser lida por outras pessoas. A instalação foi na praça central com direito a muita música e números de teatro envolvendo moradores e alunos da Escola Constâncio Vivas.

No Brasil, o projeto piloto foi implantado no distrito de Burarama, em Cachoeiro de Itapemirim, e atualmente se expande pelo Espírito Santo a partir de uma parceria com o Instituto Sincades – o mesmo que patrocinou culturalmente o Festival da Sanfona e Viola de São Pedro do Itabapoana nesse ano.

As comunidades que receberam a biblioteca até o momento são de Pontões (em Afonso Cláudio), do Quilombo Retiro (em Santa Leopoldina), Burarama (Cachoeiro) e, agora, Santo Antônio do Muqui (Mimoso).

A Estante se integra ao ambiente local e é hermética, capaz de resistir às ações do tempo, como o vento e a chuva, o que garante que os livros estarão sempre protegidos. Ao longo do projeto, além da implementação da Biblioteca Estante Livro, com acervo de livros novos, os moradores da região participam de oficinas culturais, ampliando o acesso à literatura. A Biblioteca Estante Livre é gratuita e sem intermediários. Na parte de baixo da Estante estarão os livros infantis. Acima deles, os juvenis. E mais perto do teto, os livros técnicos sobre agricultura e os romances.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *