Alunos da Escola Monsenhor visitam Exposição Internacional

aaaa

45 alunos da Escola “Monsenhor Elias Tomasi visitaram na última sexta-feira (16) a Exposição Internacional “HUMAN BODIES – Maravilhas do Corpo Humano”, no Shopping Mestre Álvaro, da Serra ES.

Com o acompanhamento dos professores responsáveis Larrey Setimi de Castro, de  Biologia e Lais Riguete Setimi, de Ciências, os alunos das turmas do 3º I, 3º II, 2ºI, 2ºII e 2º III tiveram a oportunidade de visitar uma das exposições mais visitadas do mundo que possui três locais fixos: uma na Alemanha, um na Universidade de Tóquio e outra no Casino Royale, onde apareceu no filme 007.

bb

Segundo os professores, a exposição proporciona aos alunos um entendimento único dos sistemas e funções do nosso corpo de maneira prática e objetiva. “Tudo o que se estuda em sala de aula sobre a necessidade de alimentação saudável, exercícios físicos e outros procedimentos visando qualidade de vida ficam diante de nossos olhos. Durante este passeio, por exemplo, nossos alunos tem a possibilidade de observar um pulmão saudável colocado ao lado do pulmão de um fumante”, contaram.

bbb

Pessoas doaram o seu corpo antes da morte

Os passeios são acompanhados por monitores capacitados a dar explicações além das encontradas em totens informativos dispostos no local. A Human Bodies compõem as peças que fazem parte da mostra corpos completos, de pessoas chinesas que doaram antes de sua morte, para que fossem realizadas experiências científicas e expostas mostrando as maravilhas que existem dentro do corpo humano.

Viagem tridimensional

A Human Bodies ocupa uma área de mil metros quadrados e leva aos visitantes uma viagem tridimensional, para dentro dos sistemas, dos pés à cabeça, ajudando a formar uma visão mais compreendida sobre os cuidados com a saúde e estilo de vida.

Além dos corpos em exposição, o visitante também poderá fazer uma comparação com alguns animais que estão no local. Durante todo o percurso são geradas informações de forma prestativa para visitantes de todas as idades.

aa

O corpo humano surpreende

Mesmo com os avanços ocorridos na medicina durante milhares de anos, laboratorial ou homeopática, o corpo humano ainda é capaz de surpreender a todos, seja pelo seu funcionamento perfeito ou pelas reações e adaptações às mudanças externas.

bbbb

Plastinação

Neste caso, o médico alemão Gunther Von Hagens utilizou a técnica chamada de plastinação, e levou ao público de Tóquio à primeira exposição com corpos deitados na posição de óbito em 1971. A iniciativa tinha como objetivo causar um choque na população.

Através deste método, o espécime é dissecado e submergido em acetona para extrair todos os líquidos corporais.

Depois é colocado em um banho de polímero de silicone e vai para uma câmara a vácuo – que substitui a acetona pelo polímero até o nível celular mais profundo. Ao endurecer, a substância deixa o corpo em estado de preservação permanente, com duração infinita. O processo de plastinação de um corpo inteiro chega a demorar um ano – o de um pequeno órgão leva uma semana.

Apenas recentemente (2007) o material resultante da técnica ficou disponível para o público, promovendo uma oportunidade única para o aprendizado através do visual.

2ª exposição mais visitada no mundo

Após obter sucesso na empreitada, o médico resolveu ir além, colocando os corpos em diversas posições do cotidiano e desportistas, levando a exposição para Europa. Hoje a Human Bodies é a segunda exposição mais visitada no mundo.

bbbbb

TEXTO: Renata Mofatti
FOTOS: Enviadas por alunos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *