A Fanfarra está de volta e promete inserir mais civismo entre alunos

DSCN0001

TEXTO: Taís Ravani / Renata Mofatti 

FOTOS: Joelma Silva / Renata Mofatti

A Escola “Monsenhor Elias Tomasi” que completa em 2014 setenta e oito anos de existência procura desenvolver em seus alunos o gosto pela música. Com a Banda Marcial formada na década de 50 composta por aproximadamente vinte alunos, a banda sempre abrilhantou a maioria dos desfiles escolares e também participou de outros educandários.

Desativada por algum tempo, a Banda da escola retornou em 2005 e a SEDU doou os instrumentos necessários e sob a regência do Maestro José Luiz Azarias, ela permaneceu em funcionamento até 2009 onde novamente foi desativada.

DSCN0009

Em 2012, a Fanfarra foi novamente reativada também sobre o comando do Maestro José Luiz e agora, através de uma parceria entre a SEDU e FAMES (Faculdade de Música do Espírito Santo), a Fanfarra conta atualmente com cerca de 30 músicos que executam canções como “Berimbau Metalizado”, “Tema do Marinheiro Popeye” e “9ª Sinfonia”.

A Banda participou de vários concursos onde destacam o 3º lugar no Encontro de Fanfarras promovido pelo D.E.C em Vitória em 1985 e o 1º lugar no Concurso de Bandas e Fanfarras em Guarapari no ano de 1981.

DSCN0012

Atualmente a fanfarra se apresenta em eventos promovidos pela Escola e em Encontros organizados pela SEDU.

Segundo a diretora escolar Elizabeth Keller, a proposta é levar a fanfarra uma vez ao mês para tocar nas principais ruas da cidade, com parada na Praça Central e resgatar a cidadania e despertar o amor pela escola.

No dia 29 de agosto os alunos, juntamente com os apoiadores do projeto, professores e com o atual Maestro de Bom Jesus do Itabapoana, Juliano Peres, se apresentarão em Cachoeiro de Itapemirim na abertura do Evento “Jogos na Rede” que envolve músicas, teatro e dança.

A pedagoga escolar Rossana Ribeiro comentou que o projeto é muito importante pois desperta o interesse dos alunos, além de tranquilizá-los.

DSCN0026
Durante o Projeto “De Olho no Futuro” a Pedagoga Rossana Ribeiro concede uma entrevista a aluna Taís Ravani sobre a importância do retorno da Fanfarra e os benefícios que a música pode trazer.

DSCN0004

DSCN0005

DSCN0007

DSCN0008
DSCN0010] DSCN0011

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *