Mimoso no Click
Sexta-feira, 01 de Dezembro de 2023 às 18:05
Sábado, 07 de agosto de 2021.
Com o aumento do fluxo turístico na região do Pico dos Pontões, moradores daquela localidade estão acreditando numa resposta positiva para o reconhecimento deste que é – sem dúvidas – um dos mais belos cartões postais da região sul capixaba.
É impossível não avistá-lo quando seguimos em qualquer rota, desde o norte fluminense, litoral, região das montanhas capixaba e até do Pico da Bandeira. O ponto chamado Pico dos Pontões é mesmo um monumento natural de rara beleza que possui uma formação rochosa única que deixam extasiados os olhares de quem o contempla.
A magnífica montanha é o carro chefe das pessoas que ali chegam interessadas nos melhores ângulos fotográficos, filmagens ou para se aventurar pelas trilhas e chegar ao ponto mais alto em que é permitida a escalada. A região começa a se enquadrar para oferecer o melhor ao visitante, do clima à cordialidade dos moradores que hoje oferecem pousadas, piscinas, restaurantes e informações turísticas sobre o entorno.
O Pico dos Pontões em sua parte mais alta possui dois maciços distintos, um acessível que começa por uma trilha que segue pela mata de preservação permanente, sendo o trajeto demarcado até uma gruta bem aos pés da montanha e a subida que vem a seguir no melhor estilo “Escalaminhada” que na parte final requer cuidado redobrado para alcançar o topo do monumento em sua parte oriental. A outra parte que é a mais alta denominamos “Chaminé” em que não é possível o acesso, somente através de profissionais.
Seu cume foi conquistado uma única vez pelos alpinistas Gustavo Sampaio, Gabriel Cattan e Daniel Bonella em 2005. Toda a façanha foi registrada em vídeo e pode ser vista no Youtube. Ainda sobre este feito, o Alpinista Gustavo Sampaio participou do “Rio Mountain Festival” e saiu vitorioso com a filmagem em nosso Pico dos Pontões intitulada “A Conquista”.
O Pico dos Pontões tornou-se mundialmente conhecido após a exibição na Rede Globo de Televisão, mais especificamente no programa Esporte Espetacular, quando foi exibida a façanha dos esportistas Fernando Brito (Em Memorian) e Gabriel Lot que heroicamente atravessaram a grande fenda desta montanha utilizando apenas a roupa de Wingssuit. Destaco que essa foi a última façanha do Fernando em vida! Dias depois se acidentou na pedra da Gávea (Rio) e faleceu. Um obelisco oferecido pelo povo de Mimoso do Sul em frente a Pedra dos Pontões homenageia os dois esportivas pela bravura alcançada.
E se já não bastasse este feito grandioso, outros dois protagonistas projetaram nossa montanha em grande escala: o agrônomo “Aruay Goldschmidt” e o biólogo “Anderson Santos” do Programa Terra Brasil, do Canal “Animal Planet”, que visitaram e fizeram uma matéria genial sobre nosso entorno que também pode ser conferido no Youtube.
Que sabemos que tudo aquilo é grandioso, espetacular, encantador e certamente nos trará grande orgulho eu não tenho duvidas, mas uma questão me acompanha há tempos, ou melhor dizendo, me acompanhava: qual é a verdadeira altitude desta montanha? Nós aprendemos que o ponto culminante possui seus 1.938 metros, porém uma nova medição o rebaixou 500 metros colocando-o com 1.438 metros. Ao recorrer ao programa de satélite “Google Earth” que nos mostra imagens detalhadas de todo o planeta com coordenadas geográficas, datas, ponto de visão e principalmente a altitude onde é focado, para minha ou nossa decepção este programa nos oferece uma altitude ainda menor em torno de 1.370 metros. Por que? Reparamos que ao ser focado, a torre mais alta do Pico, a altitude não é divulgada, e ao arrastamos a indicação que sabemos estar bem mais baixo que a própria montanha nos dá esta altitude, estranho!
Acredito que a observação do satélite não reconhece a pequena área do topo da montanha e divulga apenas a área existente ao redor que é muito maior. Essa é a minha conclusão. E não sosseguei e pensei comigo: “alguém que já esteve na 2ª parte mais alta com certeza levou um GPS e tem pelo menos aquela altitude e assim aumentaríamos mais uns 70 metros da outra parte e chegaríamos a uma provável medição. E foi assim que o mimosense Vitor Horta Vivas entrou em cena ao chegar naquele ponto da montanha e com um GPS (Garmin) nos brinda com a resposta oficial e definitiva daquela altitude de 1.432 metros. Assim somamos a diferença existente para a outra torre e alcançamos a altitude de 1.500 metros!
Ficam os agradecimentos ao Vitor pela foto e informação cedida e as imagens divulgadas dos programas. E uma dica: visite a região do Alto Pontões. Lá você respira ar de qualidade, clima ameno, comida no fogão à lenha, local aconchegante para um vinho e admirar um dos mais belos cartões postais de nosso Estado. Pico dos Pontões: um ponto a despertar!