Boca no Trombone
Quinta-feira, 07 de Dezembro de 2023 às 23:31
Segunda-feira, 25 de julho às 11h10.
Por Renata Mofatti
Você sabe quem são os coronéis do comércio em Mimoso do Sul? E por que são intitulados coronéis?
O título Coronel é uma honraria e quando bem utilizado é para o bem da sociedade, de sua equipe e coletividade. Caso contrário, é apenas um título de ordem: “Faça! Obedeça! Não questione”.
Em Mimoso do Sul temos muitos empresários, proprietários de lojas que são verdadeiros coronéis com seus funcionários e como no sistema feudal, eles mandam e escravizam seus funcionários que em troca de um salário nada digno trabalham mais de oito horas diárias.
São funcionários que não recebem hora extra, trabalham além, e ao justificar alguma necessidade de falta passam por verdadeiro martírio e falta de compreensão dos chefes coronéis. Não possuem carteira assinada e enxergam seus patrões como carrascos e nunca como líderes que impulsionam a equipe, se reúnem e debatem as melhorias para a empresa.
No sistema “Ferro e Fogo” marcam seus funcionários como bois em fazenda e há de quem questionar tal conduta… Se questionar É rua! É perder o emprego! É falta de alimento no fim do mês!
Em nosso município há muitas e muitas pessoas que recebem o salário de trezentos reais. São pessoas que nem imaginam a sua força, desconhecem o poder da união e denuncia. Pessoas que não procuram um sindicato e vivem às sombras tendo que sorrir para os clientes e chorar por dentro.
Sempre recebemos em nosso canal de comunicação muitas reclamações de pessoas que por medo não colocam a Boca no Trombone. Medos de represália, perseguição e falar o que pensa. E com medo se escondem e nem imaginam que a luz no fim do túnel está a poucos passos entre a coragem de denunciar e conseguir viver com a sonhada valorização pessoal e profissional.
Reflitam que “quebrar um palito” é muito fácil! Quebrar muitos palitos juntos é difícil. Não seja um “palito solitário”. Encontre outros “palitos” como você e não se deixe quebrar pela covardia dos nossos coronéis do comércio de Mimoso do Sul.
Procurem seus direitos!