OPINIÃO: Estamos no clima da Copa?


DSCN7926

Por Renata Mofatti

A julgar pelas residências, ruas e comunidades percebemos claramente que “aquele clima” esperado para a Copa do Mundo que será realizada em nosso país tropical, não conseguiu colocar todos “no clima”.

Se analisarmos a quantidade de carros e residências com bandeiras, ruas enfeitadas, sorriso no rosto ou pessoas andando com a camisa da seleção, pouco se percebe que o maior evento esportivo do futebol vai acontecer a dois dias.

Nosso município vive a atual situação em que o Brasil está e sempre esteve. É difícil comemorar visto tantas desigualdades, mas e o patriotismo onde fica? Será que esse pessimismo vai estar presente no público? Como brasileiros, esperamos que não!

Mesmo assim fomos à rua e fotografamos alguns bairros, que como o Bairro Recanto Verde não perdeu a essência e foi enfeitado com muito carinho e capricho pelo popular Chico Meloso.

As escolas também entraram no ritmo do verde, amarelo, azul e branco e muitas substituíram as tradicionais festas juninas por eventos direcionados ao orgulho do futebol. A Escola Monsenhor Elias Tomasi, por exemplo, tem dado um show de patriotismo com a realização da Copa das Exatas que vai mesclar o meio ambiente, com saúde, informações sobre a copa, preservação, etc.

O mesmo não acontece com muitos comércios. Diversos proprietários reclamaram que as vendas de camisas não superaram expectativas. “No prejuízo não ficaremos, mas o povo não anda animado não e estamos impressionados como que um evento desse porte passou a ser escolha para a última hora”, contou um proprietário.

Há anos, na ocasião de outras Copas Mundiais, a realidade era muito diferente e presenciávamos muros pintados, em cada residência uma bandeira, nos carros, as buzinas empolgadas e em cada rosto a esperança.

Fotografamos alguns locais para que os mimosenses que residem fora acompanhem essa realidade de Mimoso. Há meio fio pintado com as cores do Brasil e nem todas as cidades estão assim…

Mas acreditamos que no Dia do Jogo o patriotismo venha falar mais alto e que a vitória brasileira seja conquista não apenas no campo, mas nessa nossa política, nessas inúmeras mazelas que o país vem passando há tantos e tantos anos. Talvez isso disfarce um pouco os estádios com preços bilionários e por 90 minutos de cada partida alguém sinta o real orgulho de ser brasileiro.

TEXTO E FOTOS: Renata Mofatti

DSCN7923

DSCN7927

DSCN7934

DSCN7940

DSCN7941

DSCN7943

DSCN7946

DSCN7952

DSCN7954

DSCN7955

DSCN7962

DSCN7965

DSCN7968

DSCN7969

DSCN7971

DSCN7977

DSCN7979

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *