Próximos Eventos
Segunda-feira, 04 de Dezembro de 2023 às 13:24
O manifesto LGBT, que existe há 10 anos, continua na luta contra o preconceito e contra a violência
Alissandra Mendes
Cachoeiro de Itapemirim
Nem só de festa vive uma Parada Gay e Cachoeiro de Itapemirim não ficou para trás. O movimento, que já existe há 10 anos, se fortalece a cada dia com o apoio de novos integrantes.
Neste ano, a Parada Gay da região sul capixaba acontece no domingo, na Linha Vermelha, próximo à antiga estação, às 14h00.
O evento será uma grande ‘matinê’ para atrair, principalmente, os adolescentes LGBT’s, que são as maiores vítimas de violência, muitas das vezes, por suas próprias famílias.
Segundo Marcelo Soncim, assessor de comunicação do evento, o dia será de lutas. “A violência contra gays e lésbicas no Espírito Santo está entre os recordes no mundo todo. A violência homofóbica é silenciosa e invisível, porque a mídia e a imprensa não revelam por causa das famílias das vítimas que não querem se expor. Existe um medo das religiões e das condenações sociais pelas próprias famílias, que não permitem que o Poder Judiciário façam algo efetivo e de valor por esta população”, comentou.
A empresária Cida Campos, patrocinadora da Parada Gay, disse que o evento será marcado por shows e apresentações. “O evento será grandioso com shows de ‘Drag Queens’ e um animadíssimo baile com a banda Louca Obsessão, além do próprio manifesto, que é um grito pela liberdade de expressão e igualdade direitos garantidos pela Constituição Federal”, completou.
O evento é apoiado pela empresa ASC Eventos e pelo Grupo de Gays Núcleo Pedra Contra a Homofobia. São esperadas cerca de 50 mil pessoas em caravanas de vários municípios do estado.
Além disso, o evento contará a segurança, já que terá o apoio das polícias Militar e Civil, pelas Guardas Municipal e de Trânsito, pelo Corpo de Bombeiros.