Próximos Eventos
Quinta-feira, 07 de Dezembro de 2023 às 23:24
FONTE: PMMS
A 1ª Cavalgada Caminhos do Campo, em Mimoso, recebe mais de duzentos cavaleiros, dentre eles autoridades políticas do Estado
Acontece nesse sábado (14) a primeira edição da Cavalgada Caminhos do Campo, em Mimoso do Sul, num trecho de 12 quilômetros, entre a antiga Fazenda da Barra e o distrito de Conceição do Muqui.
Na área de concentração, na fazenda da Barra, será servido um café da manhã às 09h aos cavaleiros participantes. Quem já confirmou presença na cavalgada é o secretário de Estado da Agricultura Octaciano Neto que tem como convidados especiais o senador Ricardo Ferraço e a deputada estadual Luzia Toledo que recentemente encabeçou o resgate do tropeirismo de todo o percurso da Rota Imperial, de Minas Gerais ao Espírito Santo.
A prefeita Flávia Cysne explica que a proposta principal do evento é o resgate da cultura da cavalgada e do “tropeirismo” no município. “Essa prática foi utilizada no município até o início dos anos 60, especialmente em nossa região serrana que era desprovida das vantagens que a sede tinha com a linha férrea. Esse resgate é muito oportuno, pois iniciamos uma nova alternativa de rota turística”, disse a prefeita.
A cavalgada vai percorrer 12 quilômetros por um período aproximado a duas horas e meia de duração, promovendo os atrativos turísticos rurais do percurso, conhecido como Circuito Ítalo San-marinense, e, na oportunidade, divulgando a obra de pavimentação que a estrada está recebendo pelo programa Caminhos do Campo, da Secretaria de Estado da Agricultura.
Na chegada da cavalgada os cavaleiros serão recebidos com um almoço à moda italiana na quadra da Escola Antônia Junger Poubel. A programação do almoço conta com apresentações de danças italianas do grupo Incantare e musical com o Coral Ragazze D’Oro. A parte de gastronomia será assinada pelo grupo Sapori Della Nostra Terra que servirá polenta com molho ao sugo, macarronada, queijos e galinha ensopada.
No itinerário do passeio constam vistas panorâmicas com destaque para o Pico dos Pontões, de 1.438 metros de altitude, Igreja de Santo Antônio e a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, construída em 1868, além das serras dominadas por cafezais.