Você in Foco

PONTÕES: a grandeza de uma montanha na frieza dos números

Sábado, 20 de Abril de 2019 às 03:34

Por Redação in Foco
Sexta-feira, 29 de março de 2019, às 18h00.
Pico dos Pontões (Mimoso do Sul-ES)

Por Renato Pires Mofati

Pontões… Te vejo!

Pilar majestoso feito por Deus
Sentinela do alto a observar
Da terra, ao longe e do alto mar…

Torres, agulhas e pináculo
Jardins, neblina, cores… Grande espetáculo!

Um farol… Um facho… Um ponto a despontar, porque será?
Talvez o sinal para o imigrante ao aqui chegar!

Pontões te vejo… Ah! Se vejo!
Procuro-te como desejo
Te reconheço desde os canaviais, as serras do Segredo… Dos mais distantes lugares canta-me teu enredo… Sei apenas que é o mais perfeito!

Pontões te vejo !
Minha joia bruta a lapidar
Quisera ver-te divulgar… Aos olhos de todos, seus encantos mostrar!

(Renato Pires Mofati)

Falar sobre as altitudes de montanhas é algo importante sobre vários aspectos, pois abrange desde sua imponência, clima, beleza e principalmente o Turismo, como é o caso da região da Pedra Azul, Pico da Bandeira (Caparaó), Forno Grande (Castelo)… Essas incríveis formações rochosas destacam-se a nossa visão, fazendo o contorno entre o céu e a terra mostrando a verdadeira obra de Deus!

Pois é, e foi com o propósito de falar sobre as altitudes de montanhas que me lembrei do nosso majestoso Pico dos Pontões e todo seu entorno, tão esquecido, aliás… Quase nada lembrado!

Eu aprendi que nosso ponto culminante possui 1.938 metros da mais pura imponência e exuberância talvez uma das mais lindas montanhas…Ou possuía! Até o dia em que conversando com o Dr. Gilberto da Emater, e ele afirmou que nossa majestosa montanha não ultrapassa 1.500 metros! Aquilo para mim foi uma surpresa… E ainda me disse que havia visto esta informação numa carta geográfica na cidade de Guaçui e que tal informação vinha de fonte segura!

Mas, uma pergunta vinha sempre em minha cabeça: Porque nosso Pico dos Pontões diminuiu tanto assim! Então, resolvi entrar em contato com o Alpinista Gustavo Sampaio (Rio de Janeiro) que juntamente com o Daniel Bonella e Gabriel Cattan escalaram a chaminé maior do Pico dos Pontões de Mimoso do Sul pela primeira vez em 18 de Julho de 2005, e essa façanha foi responsável pela premiação máxima na 6ª Amostra Internacional de Filmes de Montanha realizado nas dependências do Cine Odeon no Rio de Janeiro em 2006… O Título do Filme é: “A Conquista” (eu tenho uma cópia do filme e está a disposição). Olha a importância disso! Nosso Pico dos Pontões com ampla divulgação a nível Internacional… E isso, pouca ou quase ninguém por aqui teve conhecimento! E em nossa conversa ele afirmou que a montanha chega próximo aos 2.000 mil metros acima do nível do mar… Pois na escalada estávamos com altímetro, disse ele.

Outra situação ocorreu com os esportistas de Wingsuit Fernando Brito e Gabriel Lott que além de terem subido muito além de 2.000 metros num Helicóptero para saltar, mostraram nas imagens a altitude de 1.938 metros de nossa montanha no programa Esporte Espetacular. Com certeza para esta informação, foi feito um estudo minucioso da pedra dos Pontões, cada passo, cada situação, toda a montanha foi estudada para realização desta incrível façanha!

Fernando Brito em suas palavras: “Eu fico imaginando como as pessoas não divulgam esse lugar… Essa montanha, esse lugar! Só de olhar para ela eu já ganhei o dia! Gente… Isso é Brasil” E assim ele e Gabriel Lott fizeram a travessia pela fenda do Pico dos Pontões há quase 200 Kms por hora!e ela pode ser vista no You Tube com o título:” Fernando Brito em Alto Pontões, Mimoso do Sul-ES.”

E esse foi o ultimo desafio feito por ele, pois veio a falecer em seu próximo vôo na Pedra da Gávea no Rio de Janeiro. Os Vereadores de nosso Mimoso do Sul prestará uma homenagem no dia 10 de Maio de 2019, aos parentes do Esportista Fernando Brito com visitação de alguns pontos de nosso Município, Santuário Ecológico do Heron Gomes, Almoço ou jantar em Santo Antonio do Muqui e finalmente a fixação de uma placa na Igrejinha que fica exatamente em frente ao Pico dos Pontões, lugar da ultima façanha em vida do Esportista. Uma sessão solene ocorrerá na Câmara Municipal onde homenagens serão prestadas a família.

Ainda com relação a altitude de nossa montanha maior, fiz uma observação através do programa Google Earth, o estranho é que quando focamos a parte mais alta da Pedra dos Pontões, a altitude mostrada é mais baixa na superfície de uma mata que fica muitos metros abaixo! A mesma situação ocorre com a outra parte da grande montanha, que nos confunde a altitude! No meu modo de ver… Acho que o satélite não reconhece a pequena área do topo da montanha maior, e revela outro ponto com maior superfície, ou seja, a área de terreno fixo (A mata)! E como disse… Há muitos metros abaixo!

A torre principal a chaminé ou cume… registra-se apenas 1.167 metros menor até que a nossa Estrela Dálva (1.241 Mts. na serra de São José das Torres). Na parte direita do Pico dos Pontões no lugar denominado Jardim registra-se 1.277 Mts. E atrás na mata com uma máxima de 1.373 Mts. Existe ainda diferenças de altitudes de outras montanhas mostradas por este mesmo programa. E ai fica a dúvida: Qual a verdadeira altitude de nosso Pico dos Pontões? Veja a seguir a altitude dos morros de nossa cidade e de e algumas montanhas conhecidas.

Morro Pratinha: 502 Mts/ Morro Santa Marta (Dr. Nilmar): 391 Mts
Morro do Cemitério: 118 Mts/Local do Monumento do Cristo: 168 Mts
Morro do Cristo (parte alta): 432 Mts/Morro da Caixa D’água: 114 Mts
Invernada/Antiga Torre de TV): 651 Mts/Serra à direita da Torre: 674 Mts
Pico do Farol: 947 Mts/Peito de Moça: 992 Mts
Estrela D’alva : 1.241 Mts/Monte Palmerim (São Pedro):725 Mts
Torre da Telest (São Pedro):786 Mts/Conceição de Muqui: 593 Mts
Dona América: 67 Mts/São Pedro de Itabapoana: 430 Mts
Santo Antonio do Muqui: 346 Mts/Ponte do Itabapoana: 56 Mts
São José das Torres: 30 Mts/Sede de Mimoso do Sul: 70 Mts
Igrejinha no Alto Pontões: 687 Mts/Pontão em S. J. do Calçado:1.062 Mts
Pedra Azul (D. Martins):1.700 Mts/Pico 3 pontões (A.Cláudio):1.035 Mts
Pedra da Caveira (A. Viváqua): 532 Mts/Serra da Aliança (Muqui): 474 Mts.
Pico Santa Rosa BR-101/Mimoso do Sul):751 Mts
Alto da Serra (Asfalto vindo da BR-101 para Mimoso)170 Mts.
Serra do lado direito: 502 Mts/Serra lado esquerdo: 445 Mts
Pico Forno Grande (Castelo)- 2.030 Mts.
Pico do Itabira (Cachoeiro de Itapemirim: 700 Mts
Frade e a Freira:470 Mts
Muqui (Sede):235 Mts/São José do Calçado (Sede): 320 Mts.
Cachoeiro de Itapemirim (Sede): 36 Mts/Guaçui: (Sede): 590 Mts
Pico da Bandeira (ES/MG):2.890 Mts. (3º ponto mais alto do Brasil)
Pico 31 de Março (Amazonas): 2.972 Mts (2º ponto mais alto do Brasil)
Pico da Neblina (Amazonas):2.993 Mts (O ponto mais alto do Brasil).

Cartaz da 6ª Amostra Internacional de filmes de montanha - 2006 Colina do Cristo Redentor Conceição de Muqui Cume do Pico dos Pontões Dona América DSCN9924 Encontre esse catálogo de espécies de Plantas da região dos Pontões numa página em Ingles. Com certeza algum Botanico por lá esteve pesquisando Fernando Brito, Gabriel Lott e o Pico dos Pontões

Fernando Brito Fernando Brito Galeria-de-Fotod-Mostra-2006-1 Mapa em Ingles. Cation-map-of-Pedra-dos-Pontoes-Mimoso-do-Sul-Espirito-Santo-state-Brazil Mimoso do Sul (Sede) Montanhas  da Pratinha Montanhas lado esquerdo subindo o asfalto vindo da Br-101 Monte Agha - Piuma

S Morro alto ao lado do Cristo Morro Pratinha em Mimoso do Sul Os tres primeiro Alpinistas a conquista o cume maior do Pico dos Pontões em 2005. Gustavo Sampaio,Daniel Bonella e Gabriel Cattan Outra página em Ingles Parque nacional do Caparaó do lado capixaba com o Pico da Bandeira ao Fundo Pedra do Frade e da Freira Pico 31 Março

Pico Belmonte Pico da Bandeira Pico da Neblina (Amazonas) Pico do Farol Pico do Itabira Pico dos Pontões (Mimoso do Sul-ES) Pico dos Pontões e sua exuberancia Pico Forno Grande

Pico Três Pontões Capixaba (Afonso Cláudio) Picos Peito de Moça e Estrela D'alva Pontão de Calçado Ponte do Itabapoana Região do Pico dos Pontões Santo Antonio do Muqui São José das Torres São Pedro do Itabapoana

Serra com as marcas esculpidas na pedra (Subida da Serra vindo da BR-101) Serra da Invernada Serra da Santa Marta (Sítio Canto de Roça) Subindo a Serra vindo da BR-101 Turistas escalando parte da Pedra do Pico dos  Pontões

 

 

Busca

Mimoso in foco 2013 - Todos os direitos reservados
renatoalcantara.com