Você in Foco

Dr. Thales Von Held concede entrevista sobre prevenção do câncer de mama

Segunda-feira, 26 de Outubro de 2020 às 12:05

Por Redação in Foco

Domingo, 04 de outubro de 2020, às 20h30. 

IMG_20201001_183717

Por Redação In Foco

Estamos em outubro, um mês marcado por campanhas mundiais e nacionais a respeito de uma das principais causas de morte no país: o câncer de mama. Entrevistamos no CIAMM (Centro Integrado de Assistência à Mulher Mimosense) o Médico da Estratégia de Saúde da Família, em Conceição de Muqui, Dr. Thales Von Held, que abordará sobre a importância da prevenção do câncer de mama.

A Prefeitura Municipal de Mimoso do Sul, através da Secretaria Municipal de Saúde, desenvolve neste mês diversas ações voltadas para as mulheres neste mês tão importante sobre a conscientização.

Site Mimoso In Foco – Por qual motivo o auto exame das mamas é tão importante?
Dr. Thales Von Held – Porque através dele é possível a mulher perceber qualquer tipo de alteração das mamas, na coloração, na textura ou a sápida de alguma secreção, notar qualquer alteração que apareça e assim é importante que a mulher procure atendimento na sua Unidade de Saúde situada no bairro em que resida e assim ser avaliada por uma equipe médica.

Site Mimoso In Foco – Um dado importante é que 60% das mulheres diagnosticam essa alteração das mamas. E por que além de estar atenta ao próprio corpo, através do auto exame, é recomendado que seja realizado exame de rotina?
Dr. Thales Von Held – Porque alguns casos não são detectados através do auto exame das mamas, o exame de escolha para rastreio é a mamografia, que é uma radiografia da mama que é a mais indicada para a população em geral acima dos cinquenta anos.

Site Mimoso In Foco – De quanto em quanto tempo é indicado que as mulheres realizem o exame de mamografia?
Dr. Thales Von Held – Em todas as mulheres a partir dos cinquenta anos deve ser realizado o exame de dois em dois anos, a não ser que tenha uma particularidade, então o exame pode ser feito em intervalo menor ou outros exames mais específicos, mas só para casos mais reservados.

Site Mimoso In Foco – Por que a mamografia de rastreamento não é indicada para mulheres com menos de cinquenta anos?
Dr. Thales Von Held – Por conta da densidade da mama porque quanto mais jovem a mulher é, o tecido é mais fibro glandular e desta forma a radiografia não é indicada. A radiografia é mais sensível aos tipos de mama com tecidos gordurosos que é comum em mulheres com idades mais avançadas.

Site Mimoso In Foco – É possível que os homens tenham câncer de mama?
Dr. Thales Von Held – Sim. São casos mais raros, mas é possível. É que os homens possuem glândulas mamárias, porém por ter hormônio feminino uma concentração bem menor, o risco também é menor, com cerca de apenas 1% de casos registrados

Site Mimoso In Foco – Qual recado final você deixa para as mulheres se prevenirem?
Dr. Thales Von Held – Que as mulheres façam os exames de rotina, sigam os orientações médicas, conheçam o seu corpo, sempre observando e fazendo auto exame. E qualquer alteração do que elas acreditam ser anormal, que elas procurem atendimento para avaliação.

Busca

Mimoso in foco 2013 - Todos os direitos reservados
renatoalcantara.com