Virou Notícia

Suposta morte por dengue hemorrágica assusta mimosenses

Quinta-feira, 22 de Outubro de 2020 às 02:49

Por Redação in Foco

dengue-horizont_90927652

Milhares de campanhas são realizadas a cada ano ao redor do mundo contra um pequeno mosquito chamado “Aedes Aegypti”; o odioso, o indesejável do Egito que assim é denominado através do tempo.

Ele é o principal transmissor da Dengue e Febre Amarela urbana em nosso país, estado, município, bairro e dentro de nossa própria casa.

Triste notícia

Quando chega a triste notícia sobre falecimento de um jovem de Mimoso que por suposição seja dengue hemorrágica, pois ainda se espera o laudo médico oficial, quando percebe-se que por aí mesmo onde você que agora lê este texto, vez ou outra aparece aquele mesmo mosquito indesejável que insiste em rodear sua perna em total silencio e louco para sugar o seu sangue é que você se preocupa realmente com o sério problema que enfrentamos.

Pontos críticos em Mimoso

Em nossa cidade existem vários pontos críticos que o mosquito da dengue se prolifera com facilidade e assim citamos: Bairro Serrano, Morro da Palha em sua parte alta e baixa, final da Rua da Pratinha (Deleite e adjacências), Alto, Mangueira, Funil, Antiga Exposição, entre outros pontos.

Locais de proliferação do mosquito

Eu que já trabalhei no combate ao mosquito transmissor da Dengue, sei muito bem o que é isso. Não é fácil lutar contra um adversário tão poderoso que tem a seu favor o seu surgimento e proliferação através do seu inimigo numero um: o próprio Homem!

Inúmeros são os benefícios que “nós” atribuímos a ele, como deixar caixas d’água descobertas, vasos de plantas com água parada, pneus, todos os tipos de recipientes descartáveis e sem utilização, que vivem espalhados em quintais, recebendo água de chuva e que se transformam em potenciais locais e lugares apropriados para futuros focos de larvas, em fim, pontos que deveriam ser evitados a qualquer custo, pois com estas atitudes só favorecemos o nosso inimigo.

Identificação do mosquito

Identificar o mosquito da dengue não é tarefa das mais fáceis, mesmo porque quando você o atinge com aquela raiva tão peculiar, praticamente torna-se irreconhecível! Mas com jeito pode-se capturá-lo. Ele é um mosquito escuro tendo manchas salpicadas de cor branco nas patas, dorso e entre a cabeça e o corpo possui uma espécie de colar branco alem de manchas em toda sua cabeça. O som que produz é praticamente inaudível para o ser humano. Existe outro mosquito chamado “Aedes- Albopictos” ou popularmente conhecido por Tigre Asiático, que também se parece com o mosquito da Dengue, segundo se comenta, ele não é um bom transmissor da dengue aqui no Brasil. Sua aparência é quase a mesma do seu primo indesejável, apenas possui na cabeça (do dorso para a ponta do ferrão) o desenho de um ponto de exclamação, feito uma linha branca. Este mosquito é muito agressivo e sua atuação se da em maior intensidade em áreas rurais, muito embora esteja adaptado nas cidades também.

Sintomas da Dengue

Procure imediatamente uma unidade de saúde quando perceber febre alta, dor de cabeça, dor nos olhos, nas articulações e aparecimento de manchas na pele. Importante: Não faça automedicação usando remédios à base de Ácido acetilsalicílico como AAS, Dipirona, Novalgina ou Dorflex, porque eles facilitam a hemorragia. Recomendam-se medicamentos a base de Paracetamol por suas propriedades analgésicas e antitérmica.

Como não se transmite a dengue

A Dengue não se transmite pelo contato direto de um doente com pessoa sadia, a transmissão se faz pela picada da fêmea contaminada do mosquito Aedes Aegypti.

Seja um aliado contra a dengue

Bom, com essas e algumas outras informações que você já deve saber, poderá se prevenir contra a dengue e ter a seu favor um ambiente livre deste enorme problema, sendo um aliado contra a Dengue.

Procure a Secretaria Municipal de Saúde

Em caso de infestação de mosquito em seu bairro, casa, entre em contato com um dos agentes de endemias ou procure a Secretaria Municipal de Saúde de nossa cidade.

TEXTO: Renato Pires Mofati

Colunista do Site Mimoso In Foco

FOTOS: Internet

Busca

Mimoso in foco 2013 - Todos os direitos reservados
renatoalcantara.com