Virou Notícia

Resultado da segunda análise de água está prevista para dia 18

Terça-feira, 27 de Outubro de 2020 às 06:46

Por Redação in Foco
Terça-feira, 17 de janeiro de 2017, às  09h00.
eb309973-7940-4d17-ad1a-dc58c605cd0b

INFORMAÇÕES: SAAE Mimoso do Sul 

O SAAE DE MIMOSO DO SUL vem a público esclarecer que tem trabalhado incessantemente para diagnosticar o problema com a turbidez da água tratada que vem sido distribuída à população do distrito sede de mimoso do sul. Ocorre que ainda que não tenha havido qualquer alteração do manancial de captação ou dos procedimentos de tratamento, que seguem os padrões convencionais, a água tem chegado às torneiras de algumas residências muito turvas, entretanto, com os demais parâmetros dentro dos padrões de potabilidade consignados na portaria 518 do Ministério da Saúde.

Informamos que já realizamos uma coleta da água, no (dia 10/01/2017) em 05 pontos da cidade e encaminhamos as amostras ao laboratório da FUNASA (FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE), em Vitória, melhor equipado e com mais recursos para análise completa, fisico-quimica e bacteriológica das referidas amostras, no intuito de tentarmos diagnosticar a causa do problema e adotar as medidas necessárias para saná-lo completamente.

A primeira análise apresentou pequena alteração no teor de Manganês. O manganês e seus compostos são usados na indústria do aço, ligas metálicas, baterias, vidros, oxidantes para limpeza, fertilizantes, vernizes, suplementos veterinários, entre outros usos. ocorre naturalmente na água superficial e subterrânea, no entanto, as atividades antropogênicas são também responsáveis pela contaminação da água. Raramente atinge concentrações de 1,0 mg/L em águas superficiais e naturais e, normalmente, está presente em quantidades de 0,2 mg/L ou menos. Desenvolve coloração negra na água, podendo se apresentar nos estados de oxidação Mn+2 (mais solúvel) e Mn+4 (menos solúvel). Concentração menos que 0,05 mg/L geralmente é aceita por consumidores, devido ao fato de não ocorrerem, nesta faixa de concentração, manchas negras ou depósitos de seu óxido nos sistemas de abastecimento de água.

O manganês é um elemento essenciais para muitos organismos, incluindo o ser humano. A principal exposição humana ao manganês é por consumo de alimentos. Tanto que a portaria 2914/11 do Ministério da Saúde, que dispõem acerca dos padrões de potabilidade para consumo humano, classifica o Manganês como padrão organoléptico, ou seja, que pode ser notado pelos sentidos (cor, cheiro, gosto), e não como padrão de substância que representa risco à saúde.

Para endossar os resultados, realizamos nessa segunda-feira (dia 16/01/), novas coletas na barragem de captação e pontas de rede no município e encaminhamos ao mesmo laboratório. Apenas a partir do resultados dessas análises, será possível detectar e diagnosticar o problema.

No entanto, realizamos essa semana a limpeza e desinfecção dos floculadores e decantadores da estação de tratamento de água sede. Porém, independente do aspecto físico, o SAAE garante que a sua qualidade permanece inalterada. A entrega do resultado da segunda análise está prevista para dia 18/01/2017.

Voltaremos em breve com mais informações.

SAAE – água é vida!

3ca190ec-5296-4a7a-b801-0c9138ec4f4e 1165457a-270f-4788-83d6-1bb9c44b28ae

Busca

Mimoso in foco 2013 - Todos os direitos reservados
renatoalcantara.com