Virou Notícia

Meteoro cruza o céu do Espírito Santo e explode próximo a Mimoso do Sul

Quarta-feira, 27 de Outubro de 2021 às 07:23

Por Redação in Foco
Segunda-feira, 16 de maio de 2016, às 20h00.
Imagem ilustrativa
 

FONTE: Gazeta Online

Imagem Ilustrativa

Um meteoro atravessou e explodiu no céu da região Sul do estado, a uma altura de 80 km do solo, na madrugada desta segunda-feira (16). Equipes das Estações de Monitoramento de Meteoros de Colatina, no Espírito Santo, e de São José do Ubá e de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, registraram a explosão, que aconteceu por volta das 4h30 próximo à cidade de Mimoso do Sul, no Sul do estado.

Segundo o astrônomo Marcelo de Cicco, coordenador da rede de estudo de meteoros “Exoss”, o fragmento deve pesar cerca de meio quilo e é considerado de grandes proporções.

“É raro e acontece entre 4 a 5 vezes no mundo inteiro, a cada duas semanas. Na região do Espírito Santo, deve ocorrer uma vez a cada dois anos”, explicou.

Associada à rede Exoss, Luciana Fontes, responsável pela estação de monitoramento em Vitória, explica que o fragmento pertence a um grupo de meteoros conhecido como bólidos, ou bola de fogo, com um intenso brilho no céu e que provoca um estrondo quando caem no solo. As imagens revelam que o objeto foi do sentido oeste para leste.

De acordo com Marcelo, o fenômeno pode ter sido visto a olho nu em todo o Estado.

“Geralmente, eles entram em grande velocidade na atmosfera, 80 a 100 mil km/h. Toda a energia cinética, de movimento, é transformada em energia térmica (calor) e ele explode em alguns casos, ou simplesmente queima. É muito raro acontecer algum transtorno grave por conta de meteorito porque são fragmentos pequenos”, explica.

Ainda não há informações se o meteoro chegou a cair no chão, transformando-se em meteorito. A rede de estudo pede que moradores da região entrem em contato com Exoss, pelo site press.exoss.org, caso tenha observado a passagem do meteoro no céu ou ouvido algum barulho durante o horário.

Busca

Mimoso in foco 2013 - Todos os direitos reservados
renatoalcantara.com