Virou Notícia

Creches passam a receber complemento nutricional

Sexta-feira, 30 de Outubro de 2020 às 03:37

Por Redação in Foco
Sexta-feira, 01 de setembro de 2017, às 19h40.
8UDDUgx

Por Redação In Foco

 

O NutriSUS é um composto de 15 micronutrientes em forma de sachê que deve ser adicionado em uma das refeições oferecidas às crianças.

 

Fortificação da alimentação infantil

Para levar força, resistência e saúde às crianças das creches, o Ministério da Saúde oferece o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional, através do NutriSUS com estratégias de fortificação da alimentação infantil em micronutrientes em pó. Os primeiros anos de vida, período de crescimento e desenvolvimento é uma fase dependente de vários estímulos para garantir que as crianças cresçam de forma saudável. Com essa prioridade de cuidado em crianças de zero a seis anos estabelecida pela Ação Brasil Carinhoso, componente do Plano Brasil Sem Miséria, o Ministério da Saúde lançou a estratégia NutriSUS.

Objetivo

Segundo a Nutricionista Ana Paula Vivas de Farias, o objetivo é potencializar o pleno desenvolvimento infantil, a prevenção e controle das deficiências de vitaminas e minerais na infância. Estima-se que um quatro da população mundial tenha anemia sendo considerada um grave problema de saúde pública e a deficiência nutricional de maior magnitude no Brasil. As crianças menores de 24 meses são as maiores susceptíveis.

Consequências

As consequências de deficiência de ferro são anemia, deficiência cognitiva, de desempenho físico e aumento das morbidades materna e infantil. que prejudicam o desenvolvimento neurológico e psicomotor, comprometendo a capacidade de aprendizagem, além da diminuição da imunidade celular.

O sachê 

A Estratégia consta em adição de micro nutrientes (sachê) em pó nos alimentos que a criança, com idade entre seis meses e quatro anos, irá consumir em uma de suas refeições diárias. Ele é distribuído pelo Ministério da Saúde e apresenta 15 micro nutrientes: vitamina A, D, E, C, B1, B2, B6, B12, Niacina, Ácido Fólico, Ferro, Zinco, Cobre, Selênio e Iodo.

Em Mimoso do Sul

Nas creches de Mimoso do Sul, através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, as crianças atendidas cadastradas no Programa Saúde na Escola poderão receber os saches de vitaminas e minerais em uma das refeições oferecidas na Creche. Cada criança deve receber um sachê por dia na refeição, durante doze semanas, totalizando 60 sachês, sendo que para contabilizar o ciclo completo a criança precisa receber pelo menos 36 sachês após fazer-se uma pausa de três a quatro meses e retornar o ciclo anteriormente.

Busca

Mimoso in foco 2013 - Todos os direitos reservados
renatoalcantara.com