Virou Notícia

Centro de Controle de Zoonozes pode ser realidade em Mimoso

Quinta-feira, 22 de Outubro de 2020 às 03:00

Por Redação in Foco

DSCN9633Está em fase de implantação e ajustes finais o projeto CCZ 4, que é o Centro de Controle de Zoonozes  no município de Mimoso do Sul.

Prevenção e controle
1v0-621
2v0-621
Com o objetivo de prevenir e controlar as doenças como a raiva, as unidades de saúde desenvolverão sistemas de vigilância sanitária e epidemiológica, através do controle de populações de animais domésticos e de grande porte.

Por que não criar um canil municipal?

De acordo com um dos idealizadores do projeto, Jeovan Castilho, a intenção inicial seria a criação de um canil municipal, porém, um canil só pode ser implantado em cidade com menos de quinze mil habitantes.

O Centro de Zoonozes é mais completo, exige mais profissionais na área, pois quanto maior a população, mais complexa é a implantação e efetivação do Centro.

Localização e aprovação da Câmara

Segundo Jeovan, há ainda dois passos importantes a serem concluídos para a efetivação do projeto. “O primeiro passo é encontrar um local para a construção do CCZ e o segundo passo é a aprovação do projeto por parte dos vereadores”. Ele acrescentou que quanto ao local é importante lembrar que não pode ser próximo a rio e residências. “Peço que a população faça a sua sugestão de um local adequado”, solicitou.

A Câmara Municipal de Vereadores terá esse projeto para passar por aprovação e Jeovan solicitou que a população participe ativamente.

Trabalho educativo com a participação da sociedade

Envolvidos diretamente no projeto estão os profissionais Jeovan Castilho, a veterinária Cláudia Ribeiro e a enfermeira Viviane Nazareth. “Essa ação futura será também baseada em trabalhos educativos, em que contaremos com a participação de toda a sociedade, tudo dentro das ações fiscais e legais”, complementou Jeovan.

Multa para proprietários de animais de grande

Inicialmente, os animais de grande porte tem sido recolhidos das ruas, pois representa riscos para a população. Os proprietários destes animais tem sofrido multas por deixar animais soltos nas ruas de Mimoso.

Uma luta constante

Jeovan há muito tempo vem realizando um trabalho de conscientização na população e disse que lutará para que o centro de Zoonozes seja uma realidade. “Conto com a ajuda da população, com a divulgação do Site Mimoso In Foco, com a indicação das pessoas na sugestão de um local adequado e principalmente com a prevenção e carinho para os nossos animais de rua”, finalizou.

 

TEXTO e FOTO: Renata Mofatti

Jornalista do Site Mimoso In Foco

renata@mimosoinfoco.com.br

(28) 9979 8039 / (28) 3555 4618

Busca

Mimoso in foco 2013 - Todos os direitos reservados
renatoalcantara.com