UTILIDADE PÚBLICA SAÚDE: Saiba como funciona a Central de Vagas

 Quinta-feira, 25 de agosto de 2016, às 00h07.
saude_cross_23_10_2014__7__foto_ilustr_IMGUN1421113706

Por Viviane Polate

O Hospital Apostolo Pedro de Mimoso do Sul há mais de 70 anos vem trabalhando e empenhando ao máximo para garantir atendimento digno e igualitário a toda à população.

Nos últimos dias, o HAP está recebendo um volume grande de internações e muitas destas internações são pacientes em estados graves que dependem de maiores cuidados e por isso necessitam de transferência para um hospital maior e com recursos adequados ao seu quadro clínico.

Mas para acontecer a transferência, o paciente deve passar pela Central de Vagas, onde é realizada uma triagem e quando ocorrer a vaga, o paciente é liberado. Às vezes isso acontece rápido e em outras situações existe um tempo de espera para a liberação.

Como ocorre?

A Central de Vagas garante que nenhum paciente saia do seu local de origem sem necessidade, sendo que a transferência será feita apenas quando a vaga estiver garantida.

O médico que estiver acompanhando o paciente no município, ao identificar que ele apresenta um quadro grave e precisa ser levado a outro hospital especializado, entrará em contato com a Central de Vagas.

O Hospital Apóstolo Pedro vem recebendo grande quantidades de pacientes que necessitam de transferência para outros hospitais com UTI, mas o paciente só pode ser transferido por meio desta Central de Vagas, apenas quando eles autorizarem. Assim que a equipe do HAP averigua a necessidade desta transferência, à solicitação é feita de imediato, às vezes acontece rápido, outras há tempo de espera.

“Os familiares precisam entender, apesar do desespero, que se o paciente ainda não foi transferido é porque ainda não surgiu a vaga e o hospital esta se empenhando ao máximo para levar o melhor tratamento”, diz o diretor da instituição de saúde, Eliedson Morini.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *