Social

Academia MARIA ANTONIETA TATAGIBA realiza Solenidade de Posse dos Presidentes de Honra e Vitalícios

Terça-feira, 14 de Agosto de 2018 às 07:48

Por Redação in Foco
Terça-feira, 24 de julho de 2018, às 18h00
_DSC0429

Por Redação In Foco

Fotos: Ricardo Martins

O Sítio Histórico de São Pedro do Itabapoana, em Mimoso do Sul / ES foi palco de um concorrido evento no dia 14 de julho, reunindo membros da comunidade local, autoridades municipais e estaduais, visitantes de várias cidades, inclusive de fora do país, como a Homenageada professora doutora Karina de Rezende Fohringer, residente na Áustria, acompanhada do filho e do seu esposo.

Tomaram Posse como Presidentes de Honra o professore doutor Fernando Antônio de Moraes Achiamé, representado pelo Dr. Pedro Antônio de Souza, Presidente da Academia e o professor doutor João Gualberto Moreira Vasconcelos, atual Secretário de Estado da Cultura do Espírito Santo, pela importância que têm no processo de Tombamento do Sitio Histórico de São Pedro do Itabapoana e do seu desenvolvimento. Como Presidentes Vitalícios tomaram Posse os professores doutores Francisco Aurélio Ribeiro, Presidente da Academia Espírito-santense de Letras, representado pela Presidente da Academia Feminina Espírito-santense de Letras, professora doutora Ester Abreu Vieira de Oliveira e Karina de Rezende Fohringer, professora na Universidade de Viena, na Áustria, pela revitalização da obra e vida da poetisa são-pedrense Maria Antonieta Tatagiba.

O Clube Recreativo São-pedrense, antiga Prefeitura, foi o local do evento e esteve elegantemente ambientado com móveis do Antiquário São Miguel, decorado por Carlos Miranda de Castro com belíssimos antúrios do Pouso Alto Produções de Flores. Após a solenidade foi servido um primoroso coquetel, assinado pela Chef Marília Macri, do Bistrô Histórico.

A ideia da criação da Academia, segundo Dr. Pedro de Antônio de Souza, idealizador do Tombamento do Sítio Histórico de São Pedro do Itabapoana e Presidente da Academia MARIA ANTONIETA TATAGIBA – Artes – História – Letras, surgiu de um sonho de alguns são-pedrenses e homenageia a poetisa por sua riquíssima contribuição à literatura capixaba e pelo alto respeito que tem nas lides literárias do Estado.

Nessa entrevista especial ao Site Mimoso In Foco aborda mais profundamente sobre esse ideal que virou realidade, sobre o significado da coletividade, as contribuições que uma Academia pode trazer à região, detalhes sobre o evento, agradecimentos gerais, dentre outros aspectos que norteiam a cultura e riqueza da arte que permeia as letras e as histórias de um lugar.

A mesa foi composta por Sr. Ângelo Guarçoni Júnior, Exmo. Prefeito de Mimoso do Sul; Dr. Pedro de Antônio de Souza – idealizador do Tombamento do Sítio Histórico de São Pedro do Itabapoana, Representante do Homenageado Professor Doutor Fernando Antônio de Moraes Achiamé e Presidente da Academia MARIA ANTONIETA TATAGIBA – Artes – História – Letras; Professor Doutor João Gualberto Moreira de Vasconcellos, Exmo. Secretário de Estado da Cultura, também Homenageado como Presidente de Honra; Sra. Luzia Toledo, Exma. Deputada Estadual do Espírito Santo, autora do título de Capital Estadual da Sanfona e da Viola, dado ao Distrito de São Pedro do Itabapoana; Professora Doutora Karina de Rezende Fohringer, Professora da Universidade de Viena, na Áustria, e também Homenageada como Presidente Vitalícia; Sr. Sandro Prúculi, Exmo. Vereador, representante da Câmara dos Vereadores de Mimoso do Sul; Professora Doutora Ester de Abreu Vieira Oliveira, Presidente da Academia Feminina Espírito-santense de Letras, Vice-presidente da Academia Espírito-santense de Letras e também representante do Homenageado Professor Doutor Francisco Aurélio Ribeiro; Sr. Clério Borges de Sant’Ana, Presidente da Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores, antigo Clube dos Trovadores Capixabas e também Acadêmico Correspondente no município da Serra/ES da Academia MARIA ANTONIETA TATAGIBA – Artes – História – Letras; Escritor Gilberto Braga Machado, Presidente da Academia de Letras de Mimoso do Sul, cuja Patrona é a poetisa são-pedrense Maria Antonieta Tatagiba e Sr. Cláudio de Sá Costa, Presidente da Associação de Moradores da Comunidade de São Pedro do Itabapoana – AMCOSPI.

 

Site Mimoso In Foco – Qual o maior objetivo do evento?

Dr. Pedro de Antônio de Souza - Dar Posse aos Presidentes de Honra e Vitalícios da nossa Academia, homenageando os professores doutores Fernando Antônio de Moraes Achiamé e João Gualberto Moreira Vasconcelos, atual Secretário de Estado da Cultura do Espírito Santo, pela importância que têm no processo de Tombamento do Sitio Histórico de São Pedro do Itabapoana e do seu desenvolvimento como tal e os professores doutores Francisco Aurélio Ribeiro, Presidente da Academia Espírito-santense de Letras e Karina de Rezende Fohringer, professora na Universidade de Viena, na Áustria, pela revitalização da obra e vida da poetisa são-pedrense Maria Antonieta Tatagiba.

Site Mimoso In Foco – Como surgiu a ideia de criar uma Academia de Letras em São Pedro do Itabapoana?

Dr. Pedro de Antônio de Souza - Com certeza, creio ter sido um sonho de alguns são-pedrenses expressado, principalmente pelo doutor Sérgio Medina Quintela, presidente da Fundação Grinalson Francisco Medina, seu avô e autor do livro “Páginas de Nossa Terra”. Esta informação foi-me passada pela empresária Glícia de Aguiar Guedes Guisen. Esta ideia foi amadurecendo paulatinamente, discutida com várias pessoas engajadas no desenvolvimento de São Pedro do Itabapoana e que se destacam nos itens que seriam abordados pela Academia. Desta forma, em 16 de março de 2018, fundamos a Academia MARIA ANTONIETA TATAGIBA – Artes – História – Letras, no Sítio Histórico de São Pedro do Itabapoana. Além de Letras, abordamos a questão das Artes e, com especial ênfase, a História, por ser riquíssima e muito peculiar, com aspectos únicos na historiografia capixaba e brasileira. Escolhemos o nome da poetisa Maria Antonieta Tatagiba por sua riquíssima contribuição à literatura capixaba e pelo alto respeito que tem nas lides literárias do nosso estado. Em síntese, criamos a Academia com o objetivo primordial de vivificarmos os ricos legados que nos foram deixados por grandes e ilustres são-pedrenses que fizeram deste torrão, enquanto município de 1890 a 1930, um impressionante lugar de cultura e civilidade.

Site Mimoso In Foco – O que significa para o sítio histórico ter uma Academia de Letras? Isso foi possível graças a coletividade?

Dr. Pedro de Antônio de Souza - Significa ter mais um grupo organizado, na forma de sociedade civil, particular, sem fins lucrativos, trabalhando no seu aprimoramento cultural, através das várias formas da Artes, da História e das Letras. Foi possível criar nossa Academia devido à decisão de um grupo de pessoas afeitas à estas expressões da cultura e que se propõem contribuir para a objetivação das potencialidades culturais da comunidade são-pedrense, tão rica em sua arte, história e letras.

Site Mimoso In Foco – Em linhas gerais, quais as maiores contribuições de Maria Antonieta Tatagiba para a história cultural?

Dr. Pedro de Antônio de Souza - Para falarmos da contribuição de Maria Antonieta Tatagiba, precisamos contextualizar seu tempo de existência. Nasceu no município de São Pedro Itabapoana em 1895, onde faleceu em 1928, tendo vivido apenas 32 anos. Apesar de uma existência curta, teve sua obra poética muito valorizada e respeitada na capital do Brasil, na época, o Rio de Janeiro e também na capital do nosso estado, Vitória, sendo a primeira mulher capixaba a ter sua obra poética publicada em livro, em 1927, com o título “Frauta Agreste”. Foi professora, diretora de Escola, Diretora do Jornal Oficial da Prefeitura de São Pedro do Itabapoana – A Semana, sendo apontada como a primeira mulher capixaba a dirigir um jornal oficial. Sua contribuição foi e é riquíssima dada sua atuação na comunidade, sua visão de mundo e seu questionamento sobre o papel da mulher, numa visão já feminista e rara para sua época.

Site Mimoso In Foco – Agradecimentos especiais a fazer?

Dr. Pedro de Antônio de Souza - Os nossos agradecimentos se dirigem àqueles que puderam comparecer, a todos os Acadêmicos, aos parceiros e de forma especial, às autoridades presentes, considerando ser um evento particular, prestigiando com suas presenças, como o Prefeito Municipal Ângelo Guarçoni, acompanhado do Primeira Dama Telma Brum Guarçoni, do Secretário de Estado da Cultura João Gualberto Vasconcellos, acompanhado de sua esposa Priscyla Avidos Pelissari, da Deputada Luzia Toledo acompanhada de sua Assessora Flávia Cysne Novaes Leite, ex-prefeita de Mimoso do Sul, vereador Sandro Prúculi, representando a Câmara Municipal, acompanhado de sua esposa Lídia Mareli Prúculi, Cabe, também, agradecer as Academias presentes, a AMCOSPI, através de seus presidentes e de forma muito especial, aos nossos Homenageados, que ao tomarem Posse dos Títulos, dão legitimidade aos propósitos de nossa Academia.

Site Mimoso In Foco – Quais os melhores momentos do evento?

Dr. Pedro de Antônio de Souza - Sem dúvida, o momento das homenagens, nos quais os presentes puderam conhecer o alto nível de formação dos homenageados, todos mestres, doutores e pós-doutores em suas áreas de atuação, seus agradecimentos que foram verdadeiras declarações de amor à nossa terra e votos de compromisso com os objetivos da nossa Academia. Cabe destacar os pronunciamentos do Prefeito Ângelo Guarçoni que propôs a criação de um grande evento cultural, próximo ao Festival de Inverno da Sanfona e da Viola e da Deputada Luzia Toledo, que propôs a Feira Literária aqui em São Pedro do Itabapoana, propostas aplaudidas quando apresentadas. Citamos também, como grandes momentos, a entrada dos Acadêmicos, a execução do Hino Nacional Brasileiro e o coquetel, como atividade social do evento, por seu nível, assinado pela Chef Marília Macri, que recebeu inúmeros elogios e transcorreu como um inesquecível momento do melhor convívio social.

Site Mimoso In Foco – Membros da Academia de Letras de Mimoso foram como expectadores ou também fazem parte da Academia de São Pedro?

Dr. Pedro de Antônio de Souza - Nosso evento foi prestigiado pela ALMS, no pessoa do seu presidente, o escritor Gilberto Braga Machado. As Academias têm personalidade jurídica de associações privadas sem fins lucrativos, podendo se formar pela expressão de interesses e objetivos, independentemente do espaço geofísico que ocupam. É muito comum os Acadêmicos participarem de várias Academias. No nosso quadro, temos 3 participantes que também são Acadêmicos na Academia de Letras de Mimoso do Sul.

Site Mimoso In Foco – Podemos afirmar que a Academia é uma forma de vivificar os legados do até então pujante “município” de São Pedro do Itabapoana? .

Dr. Pedro de Antônio de Souza - A Academia MARIA ANTONIETA TATAGIBA – Artes – História – Letras, surge para vivificar os legados do pujante município de São Pedro do Itabapoana, para participar da construção de sua narrativa histórica no exercício do Termo de Cooperação Técnica firmado entre a Prefeitura Municipal de Mimoso do Sul, a SECULT, o IPHAN e a UFES. Surge com o compromisso de concretizar a grandeza desta terra de imensurável potencial, para o despertar do luto crônico implantado com o roubo da Comarca, para ampliar o brilho de uma luz que quase apagou que ao reacender brilhe intermitentemente, para construir-se junto à comunidade no sentido de sua mais-valia, no pertencimento a esta história e na construção da responsabilização do seu futuro, na compreensão que a matéria-prima do seu desenvolvimento está na preservação inteligente do seu passado, para unir-se e reunir-se com todos que desejam e acreditam ser possível que a grande importância do município de São Pedro do Itabapoana, existente de 1890 a 1930, esteja presente no Sítio Histórico de São Pedro do Itabapoana, cujo Território de Identidade, mantem as mais fiéis características de uma região produtora de café do final do século XIX e início do século XX, passível de tombamento a nível nacional.

Site Mimoso In Foco – Quais próximas e principais ações a Academia pretende tomar com a sua efetivação?

Dr. Pedro de Antônio de Souza - A Academia MARIA ANTONIETA TATAGIBA – Artes – História – Letras, formada por Acadêmicos decididos a darem sua contribuição para realização dos seus objetivos, trabalha para construir um presente pleno em ações afirmativas, encorajados pelas grandes realizações dos saudosos antepassados e confiantes na capacidade inerente de sua população para a construção de um futuro sólido e promissor. Sabemos, no entanto, que esta luta torna-se possível com o comprometimento coletivo daqueles que põem nesta terra, as batidas dos seus corações, desejosos que a vertiginosa evolução do mundo moderno, cada vez mais virtualizado, nos mantenha encantados com a observação centenária da grande poetisa Maria Antonieta Tatagiba, que se refere a esta terra bucólica que se situa “no regaço macio da montanha, envolvida no crepe da bruma que é uma renda da Bretanha, tem o povoado a graça de um presepe”. É este presépio que nos pertence a todos e o seu futuro, de nós todos, depende.

COMPOSIÇÃO DOS MEMBROS DA ACADEMIA:

DIRETORIA EXECUTIVA

• Presidente – Dr. Pedro Antônio de Souza
• Vice-presidente – Gerson França
• 1 ª Secretária – Irene Cristina dos Santos Costa
• 2 ª Secretária – Wilma Fraga de Oliveira Vasconcelos
• 1 ª Tesoureira – Maria José de Oliveira Moraes
• 2 ª Tesoureira – Josephina Luiza da Silva

CONSELHO FISCAL – TITULARES

• Ramos Pinheiro Freitas
• Lia Márcia Gomes Leite
• Renato Garcia Aleixo

CONSELHO FISCAL – SUPLENTES

• Carlos Miranda de Castro
• Lylian Oliveira Santana
• Suely Santos

DEMAIS ACADÊMICOS FUNDADORES

1. Idenir Mofati Osório
2. Maria Suila Barros
3. Maurino Gomes de Vasconcelos, também Acadêmico Emérito
4. Dr. Eduardo Gomes
5. Maria Regina de Aguiar Guedes, também Acadêmica Emérita
6. Rosângela Marques Guarçoni, também Acadêmica Emérita
7. Iná Abreu
8. Prudenciana Frade Pinto Cecilioti
9. Jeza vivas Amado
10. Glícia de Aguiar Guedes Guizen
11. Dr. Nilmar Faber da Silva
12. Luzia Pires
13. Pedro Henrique Giovanini Faber Neves

ACADÊMICOS CORRESPONDENTES

1. Kátia Bobbio Lima em Conceição da Barra
2. Clério Borges de Sant’Ana na Serra
3. Rosemeri Frade Pinto em Guarapari
4. Zenaide Thomes Borges na Serra

_DSC0337_DSC0342 _DSC0344 _DSC0346 _DSC0347 _DSC0348 _DSC0349 _DSC0350 _DSC0353 _DSC0355 _DSC0356 _DSC0357 _DSC0358 _DSC0359 _DSC0361 _DSC0362 _DSC0363 _DSC0364 _DSC0365 _DSC0366 _DSC0367 _DSC0368 _DSC0369_DSC0374 _DSC0375 _DSC0386 _DSC0389 _DSC0393 _DSC0400 _DSC0401 _DSC0402 _DSC0405 _DSC0406 _DSC0420 _DSC0422 _DSC0424 _DSC0429 _DSC0431 _DSC0434 _DSC0436 _DSC0438 _DSC0439 _DSC0449 _DSC0453 _DSC0455 _DSC0459 _DSC0463 _DSC0466 _DSC0469 _DSC0480 _DSC0483 _DSC0485 _DSC0494 _DSC0501 _DSC0512 _DSC0514 _DSC0525 _DSC0527 _DSC0540 _DSC0549 _DSC0555 _DSC0565 _DSC0572 _DSC0577 _DSC0580 _DSC0585 _DSC0592 _DSC0593 _DSC0596 _DSC0598 _DSC0599 _DSC0616_DSC0618 _DSC0619 _DSC0621 _DSC0624 _DSC0625 _DSC0626 _DSC0627 _DSC0630 _DSC0634 _DSC0649 _DSC0650 _DSC0654 _DSC0656

Busca

Mimoso in foco 2013 - Todos os direitos reservados
renatoalcantara.com