A violência tá aumentando? Muito tem se falado. E o que é preciso fazer?

Matéria publicada em 28 de agosto de 2015, às 11h30.
unnamed (2)

Por Antonio Carlos Souza

Membros da Diretoria do Conselho Municipal de Segurança de Mimoso do Sul reuniram-se na noite desta quinta-feira (27), na Câmara Municipal, com alguns participantes de Instituições do Município, para definição da data e assuntos a serem debatidos na Audiência em que deverão participar representantes da Segurança Pública a nível Estadual. Falta Segurança no Município? Como você pode ajudar a conter o problema?

Outra vez, dezenas de Instituições foram convidadas a opinarem e discutirem os temas, as prioridades e sugerirem ações; mas poucos se fizeram presentes ao Encontro, o que muito preocupa ao Conselho, por entender estar havendo falta de interesse de uma grande parcela da população na busca de solução dos problemas que tantos e tantos reclamam diariamente. Criticam, apontam os fatos, mas preferem esperar que alguém, ou alguma Representatividade solucione.

Embora tenha participado um número reduzido de moradores representando algumas Instituições, o Encontro foi bastante produtivo e permitiu definir alguns pontos de pauta para a Audiência; planejar o acontecimento da mesma no máximo até o mês de outubro, quando ainda há possibilidade desta acontecer, com a garantia de participação de autoridades representando o Governo Estadual.

Pelo menos 39 convites foram entregues à Instituições diversas, na expectativa de que estas encaminhassem ou indicassem quantas pessoas pudessem estarem presentes nesta reunião, representando-as, e podendo opinar sobre as mais variadas situações de interesse público. Algumas poucas pessoas foram debater o assunto. De tudo se falou, comentou, discutiu e pode sim chegar-se a um consenso. O vereador Jardel se fez presente, representando o vereador presidente, Marcelo Pessanha, e comentou sobre o empenho do mesmo na busca de alternativas que ajudem solucionar algumas questões, inclusive as colocadas pelo Tenente Aurélio, da 2ª Cia. E o Controlador da Câmara Municipal, senhor Paulo Vitor, participou ativamente das discussões com orientações e propostas diversas.

O papel da Família, o medo expressado com riqueza de detalhes, narrados por quem está à frente de uma das Instituições de Ensino Público no município, expondo fatos complexos e assustadores; as pontuações de diversos assuntos de interesse geral da População; e questões técnicas apresentadas pelo representante da Polícia Militar deram o tom exato de uma realidade extremamente preocupante e que requer união das forças de todos os Poderes: Executivo, Legislativo e Sociedade Mimosense; para conter as situações que tendem a piorar e muito, cada vez mais, se medidas importantes não forem tomadas em curto espaço de tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *