Social

10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

Terça-feira, 29 de Setembro de 2020 às 09:54

Por Redação in Foco

Quinta-feira, 10 de setembro de 2020, às 06h30. 

9f8a73a7-2e49-4a9a-a15f-76e08e12637a

Por Redação In Foco

A Campanha Setembro Amarelo ocorre durante todo o mês com diversas ações para promover o debate e a conscientização para o fim do tabu e preconceito, pois as pessoas ainda sentem uma grande dificuldade em falar abertamente sobre o assunto, seja por medo ou vergonha de serem julgados.

Desde 2014 o mês de setembro foi escolhido para ser um mês de uma das campanhas mais importantes do país. Oficialmente hoje, 10 de setembro, é o dia mundial de prevenção. A Campanha do Setembro Amarelo tem o objetivo de prevenir e reduzir os números de suicídio no país. O maior desafio é conscientizar a sociedade em geral que problemas como a depressão que estão diretamente associados ao suicídio é uma doença e deve ser tratada como tal e não como uma bobeira ou falta do que fazer.

De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde, em setembro de 2019, a cada 40 segundos, uma pessoa se suicida no mundo. Mais de 800 mil pessoas acabam com a própria vida ao ano. No Brasil foram registrados 13.467 casos de suicídio.

A organização também recomendou que familiares e amigos fiquem atentos para identificar possíveis sinais de um ato de suicídio e comecem imediatamente o acompanhamento da vítima em situação de risco. Além disso, ressalta a importância da criação de programas que ofereçam ajuda a pessoas que passam por esses problemas. Isso demonstra a importância da campanha Setembro Amarelo porque estar presente, demonstrar interesse, carinho é uma das maneiras de identificar e prevenir problemas de depressão. Sinais como mudanças de comportamento, reclusão e até alterações no sono e apetite podem ser sinais de depressão. Participar do processo de cura do familiar também é extremamente importante, além é claro de contar com ajuda de especialistas da área da saúde mental.

Vamos juntos na carreata pela vida hoje às 17 horas em Mimoso do Sul, com saída da Deleite!

Busca

Mimoso in foco 2013 - Todos os direitos reservados
renatoalcantara.com