Social
Sábado, 23 de Janeiro de 2021 às 16:22
Quinta-feira, 10 de setembro de 2020, às 06h30.
Por Redação In Foco
A Campanha Setembro Amarelo ocorre durante todo o mês com diversas ações para promover o debate e a conscientização para o fim do tabu e preconceito, pois as pessoas ainda sentem uma grande dificuldade em falar abertamente sobre o assunto, seja por medo ou vergonha de serem julgados.
Desde 2014 o mês de setembro foi escolhido para ser um mês de uma das campanhas mais importantes do país. Oficialmente hoje, 10 de setembro, é o dia mundial de prevenção. A Campanha do Setembro Amarelo tem o objetivo de prevenir e reduzir os números de suicídio no país. O maior desafio é conscientizar a sociedade em geral que problemas como a depressão que estão diretamente associados ao suicídio é uma doença e deve ser tratada como tal e não como uma bobeira ou falta do que fazer.
De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde, em setembro de 2019, a cada 40 segundos, uma pessoa se suicida no mundo. Mais de 800 mil pessoas acabam com a própria vida ao ano. No Brasil foram registrados 13.467 casos de suicídio.
A organização também recomendou que familiares e amigos fiquem atentos para identificar possíveis sinais de um ato de suicídio e comecem imediatamente o acompanhamento da vítima em situação de risco. Além disso, ressalta a importância da criação de programas que ofereçam ajuda a pessoas que passam por esses problemas. Isso demonstra a importância da campanha Setembro Amarelo porque estar presente, demonstrar interesse, carinho é uma das maneiras de identificar e prevenir problemas de depressão. Sinais como mudanças de comportamento, reclusão e até alterações no sono e apetite podem ser sinais de depressão. Participar do processo de cura do familiar também é extremamente importante, além é claro de contar com ajuda de especialistas da área da saúde mental.
Vamos juntos na carreata pela vida hoje às 17 horas em Mimoso do Sul, com saída da Deleite!